Estatuto Editorial

O The Blind Spot é um orgão de informação social centrado nas distintas áreas da ciência e da sociedade. 

O The Blind Spot é livre e totalmente independente de quaisquer interesses ou grupos económicos, religiosos, corporativos e partidários. Segue uma linha editorial totalmente transparente. Não tem ligação, nem segue, nenhuma ideologia política ou grupo organizado.

O The Blind Spot nasce com o objetivo de fornecer aos leitores informação sustentada em factos e evidências científicas. Acredita que os leitores devem ter acesso a toda a informação e não apenas a dados parciais ou fragmentados. Valoriza a troca de ideias e promove a opinião informada, pertinente, relevante e especializada.

O The Blind Spot defende os princípios da liberdade da informação, da democracia, do direito à opinião e da dignidade humana. Assume-se contra todas as formas de censura, de sensacionalismo e populismo de números e palavras, de exploração da condição humana em troca de audiência e de manipulação da informação.

O The Blind Spot é um projeto que pretende convidar os leitores a pensar a informação de forma diferente, a ver além do óbvio e a desenvolver o sentido crítico. Tenta também estimular uma opinião pública forte, interessada, participativa e informada, que reforce uma sociedade democrática e plural. Para tal, defende que a informação deve ser isenta e rigorosa. Baseada em dados factuais e em fontes credíveis, não em hipóteses não confirmadas ou sensacionalistas.

O The Blind Spot compromete-se assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional que regulamentam o jornalismo.

O The Blind Spot defende a livre concorrência, rejeitando todas as formas de monopólio e outras distorções de concorrência.