Skip to content

Porque é que “Morte por Covid 19” é diferente de morte provocada pela Covid 19?

Ouvimos constantemente em reportagens jornalísticas frases como “A Covid já matou X número de pessoas num dado país” ou “X número de pessoas morreram devido ao vírus”. Mas será que os números chamados de mortes “por Covid” querem dizer casos de mortes seguramente provocadas pelo vírus?

Não necessariamente. Mas vamos por partes. 

A OMS decidiu tornar a doença de registo obrigatório e emitiu orientações para a atribuição da causa de morte à doença. 

“… uma morte resultante de uma doença clinicamente compatível, num caso provável ou confirmado de COVID-19, salvo se existir uma causa alternativa clara de morte que não pode estar associada à doença COVID (por exemplo, traumatismo).”

Nessas orientações cabem, além de casos confirmados da doença, casos prováveis ou suspeitos da mesma (sem confirmação por teste laboratorial).

“Morte por Covid 19” inclui:Morte foi provocada pelo Covid 19?
Confirmada (laboratorialmente)
Vírus provocou ou foi a principal causa de morte Sim
Vírus contribui (fator secundário) Em parte (não a principal)
Vírus não contribuiuNão
Não confirmada (laboratorialmente)
Causa provável ou suspeitaSim
Causa provável ou suspeita Não
Fonte: OMS

Mesmo essas diretrizes parecem ser seguidas de forma diversa e por vezes contraditória. Sendo umas mais inclusivas outras menos, mesmo dentro do mesmo país e variando no tempo

Por exemplo, em Inglaterra as contagens incluíam quem morresse após teste positivo, mesmo que a morte ocorresse em qualquer altura após o teste (por exemplo, três meses depois) e independentemente da causa de morte. 

Em Agosto, o procedimento mudou e passaram a contar apenas mortes ocorridas até 28 dias após o teste positivo. Na semana anterior com dados já disponíveis (18-24 de Julho) os números cairiam retrospectivamente de 442 para 111 e redução global foi de 12%.

Em Portugal, Graça Freitas tem esclarecido alguns pontos sobre a abrangência das mortes Covid. Nesta conferência de imprensa a 18 de Abril afirmou:

“Por exemplo alguém que esteja muito mal, com uma doença neoplásica mesmo que venha a falecer provavelmente dessa doença se estiver infectada por Covid nós contamos a infeção por Covid.”

Noutros países como nos EUA tal parece estar a ser igualmente o caso. Por exemplo, Ngozi Ezike, directora do de Saúde Pública de Illinois afirma:

“Tecnicamente, mesmo que se tenha morrido de uma clara causa alternativa mas se tinha Covid ao mesmo tempo, é ainda assim contada como uma morte Covid.”

Por outro lado, não costuma ser referido o facto de existirem mortes atribuídas à Covid sem confirmação laboratorial. A sua percentagem é largamente desconhecida, pois, salvo algumas exceções, tal não costuma ser publicado.

Casos, hospitalizações e mortes (Cidade de Nova Iorque)

Fonte: NYC Department of Health and Mental Hygiene, Covid 19 Data

Muitas dúvidas ainda existem quanto à forma como estão a ser registadas as mortes Covid em várias partes do mundo. Assim, não é possível neste momento termos uma ideia do número de mortes que seriam atribuídas à Covid-19 caso fossem utilizados os procedimentos “normais” para as outras doenças. 

No entanto, uma coisa é certa, as mortes anunciadas como “Mortes por Covid- 19” não são a mesma coisa que mortes causadas pela Covid- 19.

Covid-19 – Diretrizes para certificação de causas de morte e codificação da OMS

Referências:

Coronavirus: Why are international comparisons difficult? By Chris Morris & Anthony Reuben BBC Reality Check, 17 June 2020

Coronavirus: England death count review reduces UK toll by 5,000. BBC NEWS, Health. 12, August 2020

Diretrizes internacionais para a certificação e classificação (codificação) da Covid-19 como causa de morte- OMS. who.int/classifications/icd/Guidelines_Cause_of_Death_COVID-19-20200420-PT_Apr_24.pdf?ua=1

NYC- Health: Covid- COVID-19: Covid-19. Data

NYC- Health: Covid- COVID-19: Covid-19. About

NYC- Health: COVID-19: Datawebpage- Download case data and technical notes on Github- coronavirus-data/deaths/deaths-by-underlying-conditions.csv

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.