Skip to content

Morreram 241 pessoas num só dia em Espanha?

Há alguns dias, a imprensa nacional e internacional destacou que tinham morrido 241 pessoas de Covid-19 num único dia em Espanha. Mas até que ponto estas notícias são verdadeiras? Temos motivos para pensar que o número de óbitos diários por covid-19 é assim tão elevado?

Os dados oficiais fornecidos pelas entidades públicas espanholas mostram-nos que o máximo diário de mortes nas últimas semanas foi de 91 pessoas, um número muito inferior ao divulgado na comunicação social.

Número de mortes diárias por Covid-19 por data de morte em Espanha a 21/09/2020 (dados consolidados às 14h00 de 22/09/2020)

Ao que tudo indica, terá sido apresentado um relatório diário de mortes como o número de óbitos registado nesse dia. Mas na verdade, o número de mortes reportado pode ser bastante superior.

Porquê? Devido a processos administrativos e burocráticos ou, no caso de Espanha, dependendo da informação transmitida por todas as províncias do país, os números reportados podem resultar de valores acumulados de vários dias ou até semanas.

Sites como o Worldmeter, que divulgam as mortes Covid reportadas todos os dias, sublinham nas suas notas que os valores dependem dos processos de recolha e tratamento de dados de cada país.

Há várias semanas que o processo tem decorrido desta forma, tal como acontece em muitos outros países, e são evidentes os dias em que são reportadas mais mortes.

A incorreta interpretação e comunicação destes dados conduzem, muitas vezes, a erros de perceção sobre esta pandemia, incluindo em Portugal.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.