Skip to content

É perigoso ir para a água depois de comer?

A ideia de que após uma refeição temos de esperar algum tempo para podermos entrar na água é muito comum. As consequências mais receadas são: a paragem de digestão, as cãibras ou, até mesmo, a morte (por afogamento ou por outra causa).

Quem não tem como recordação de infância a contagem dos minutos até poder ir para a água “em segurança”?

Muitos seguem esta precaução. Mas será que tem algum fundamento? Será realmente perigoso? Ou será que é uma perda de tempo sem qualquer sentido?

Verdade ou Mito?

A entrada na água após a refeição não representa, em geral, qualquer perigo significativo.

O consumo de alimentos não parece sequer estar associado ao aumento do risco de afogamento, ao contrário de outros fatores como a ingestão de bebidas alcoólicas. Podemos verificar esse facto, consultando entidades como o CDC ou a OMS.

Deste modo, trata-se de um mito.

Ideias finais

Como muitos outros, este mito é passado de geração em geração e apresenta muitas variações regionais. Em alguns países, o tempo de espera mais popular é curto (30 minutos) e noutros é mais longo (até três horas). Noutros nem sequer existe ou é raro.

Algumas circunstâncias podem fazer com que a entrada na água após uma grande refeição possa não ser recomendada como temperaturas de água extremas (diferentes das que encontramos nas nossas praias) ou exercício muito vigoroso.

No entanto, na pior das hipóteses tal poderá causar algum desconforto digestivo e não representa qualquer risco significativo para a saúde..

Assim, com algum bom senso podemos desfrutar, sem qualquer incómodo, da água do mar, do rio ou da praia.

A muitos de nós, já ninguém pode devolver as horas de espera que passámos antes de podermos “ir à água”, mas podemos poupar essas “más recordações” às novas gerações.

Referencias

Chambers, Peter; Quan, Linda; Wernicke, Peter; and Markenson, David (2011) “American Red Cross Scientific Advisory Committee Scientific Review: Eating Before Swimming,” International Journal of Aquatic Research and Education: Vol. 5 : No. 4 , Article 12.
DOI: https://doi.org/10.25035/ijare.05.04.12
Available at: https://scholarworks.bgsu.edu/ijare/vol5/iss4/12

Tomar banho durante a digestão é perigoso? Lusíadas Artigo de dr. Pedro Oliveira e Silva

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.