Skip to content

FDA adiciona alerta sobre inflamação cardíaca associada à Pfizer e Moderna

A FDA (Food and Drug Administration- Estados Unidos) adicionou um aviso às fichas técnicas para os recetores e fornecedores das vacinas Covid-19 da Pfizer e da Moderna para indicar o risco de inflamação cardíaca.

Para cada vacina, as fichas foram revistas para incluir um alerta sobre o aumento do risco de miocardite e pericardite, nomeadamente após a segunda toma.

No dia 25 de Junho, a FDA anunciou “revisões nas fichas técnicas do paciente e do fornecedor para as vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech COVID-19 sobre os riscos sugeridos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação do tecido à volta do coração) após a vacinação”.

“Para cada vacina, a Ficha Técnica dos Prestadores de Serviços de Saúde que administram vacinas (fornecedores de Vacinação) foi revista para incluir um alerta sobre miocardite e pericardite e a ficha técnica para Beneficiários e Cuidadores foi revista para incluir informações sobre miocardite e pericardite. “

“Esta atualização segue uma extensa revisão das informações e a discussão pelo Comité Consultivo de Práticas de Imunização do CDC na quarta-feira. Os dados apresentados nesta reunião reforçaram a decisão da FDA de rever as fichas e continuarem a informar as revisões específicas. “

“O aviso nas fichas técnicas dos prestadores de serviços de saúde que administram vacinas observa que os relatos de eventos adversos sugerem aumento dos riscos de miocardite e pericardite, particularmente após a segunda dose e com o aparecimento de sintomas dentro de poucos dias após a vacinação.”

“Além disso, as Fichas Técnicas para os Beneficiários e Cuidadores dessas vacinas observam que os recetores de vacinas devem procurar atendimento médico imediatamente se tiverem dor no peito, falta de ar ou o coração a bater rápido, a vibrar ou a bater forte após a vacinação. “

Terminam a atualização afirmando: “A FDA e o CDC estão a monitorizar os relatórios, a recolher mais informações e acompanharão os resultados a longo prazo ao longo de vários meses.”

De recordar que estas ocorrências têm sido mais associadas a jovens adultos do sexo masculino.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.