Skip to content

O que é a ciência e porque é tão importante?

A emergência da ciência moderna foi uma das maiores conquistas da humanidade. O método científico proporcionou a produção acelerada de conhecimentos baseados em evidência.

Podemos definir a ciência como:

“Corpo de conhecimento composto por factos mensuráveis ​​ou verificáveis ​​adquiridos por meio da aplicação do método científico e generalizados em leis ou princípios científicos.”

Tal como Karl Popper destacou, o conhecimento científico é provisório. As teorias têm obrigatoriamente de poder ser testadas (repetidamente). A ciência só evolui pelas tentativas da sua rejeição (nunca da sua demonstração). 

Aplicação do método científico 

Quadro adaptado de Scientific method- CK12 Foundation. Exemplo da aplicação do método científico

A robustez de uma teoria pode manifestar-se pela forma como repetidamente as suas predições resistem às tentativas de as provarem erradas. No entanto, ela nunca pode ser, em termos absolutos, considerada verdadeira.

Esta mudança de paradigma começou a pôr em causa práticas antigas que nunca haviam sido rigorosamente testadas, alavancando enormes avanços nas mais diversas áreas.

Ciência na medicina

Na medicina, por exemplo, baseada em  teorias apelativas (nomeadamente no Humorismo), a sangria (retirada de sangue) constituiu um método de tratamento privilegiado durante milénios. No princípio do século XIX começaram-se a demonstrar alguns dos seus efeitos negativos mas, ainda no início do século XX, existiam focos de resistência na comunidade médica a essa  mudança. 

Hoje em dia é reconhecido que essa prática é geralmente contraproducente e contribuiu para muitas mortes evitáveis. Está por isso, praticamente posta de lado e é apenas utilizada em situações muito específicas.

Ao seguirmos um rigoroso (e pré-definido) conjunto de procedimentos, reduzimos a influência das nossas intuições e crenças que, inevitavelmente, tendem a distorcer a “busca da verdade”. 

No entanto, mesmo na ciência, por ser realizada por humanos, existem enviesamentos. Por exemplo, por motivos ideológicos, religiosos, disputa por poder e status  ou, meramente, por excessivo apego às nossas intuições. 

A realidade é complexa e, geralmente, contra-intuitiva. Com frequência não estamos preparados para ela.

“Ciência é o aceitar do que funciona e o rejeitar do que não funciona. Isso requer mais coragem do que podemos imaginar.” – Jacob Bronowski

Referências:

Business dictionary. Definition. Science..

Ck12./scientific-method-in-physics

History. News. A brief history of bloodletting

Stanford Encyclopedia of Philosophy. Scientific method. 

Today in Science history. Jacob Bronowski Quotes on Science

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.