Skip to content

Covid-19: dentro do campo de quarentena na Austrália

O governo da Austrália criou um campo de quarentena para pessoas infetadas e suspeitas de infeção com Covid-19. Vereador australiano e jovem falam sobre a experiência de estar no local e das suas detenções.

O campo de quarentena criado pelo governo australiano foi apresentado aos cidadãos como uma das medidas para combater o aumento do número de infetados Covid-19 e descrito como “o design mais seguro e funcional para quarentena na Austrália”. 

As pessoas que estão infetadas ou têm algum risco de contrair o vírus devem ficar nestes centros em quarentena, de acordo com as indicações governamentais.

A medida não foi recebida da melhor forma pelos cidadãos australianos que responderam com violentos protestos e alguns indivíduos tentaram fugir dos centros de quarentena.

Vereador contra as medidas detido no campo

Alex Antic, um vereador australiano explicou ao Fox News a sua experiência ao ter sido forçado a entrar no campo de quarentena apesar do teste negativo de Covid-19.

O vereador, que permanece detido, criticou fortemente as políticas da Covid-19 da Austrália.

“Falei deles com veemência e, de facto, procurei documentação dos burocratas de saúde locais muito recentemente…e uma semana antes de me terem dito, ao regressar do meu trabalho em Camberra, disseram-me para ir para um hotel que foi transformado num centro de detenção”, explicou Antic em direto na Fox News.

Alex Antic explicou que 10 minutos antes de o governo australiano lhe ter dito para ir para as instalações de quarentena, um jornalista telefonou-lhe e contou-lhe os pormenores que ainda não sabia. Isto fez com que ele acreditasse que era alvo devido à sua oposição às políticas draconianas da Covid-19 do governo.

“Quando cheguei ao aeroporto, havia uma equipa de filmagem, um fotógrafo, e um jornalista para capturar. A mensagem é real se as pessoas quiserem falar, se me fizeram isto, podem fazer a qualquer pessoa. Estou preocupado com as coisas que se passam neste país”, disse o vereador em declarações ao canal. 

Experiência dentro do campo

Hayley Hodgson, 26 anos, em declarações ao jornal Unherd, relatou a sua experiência num campo de quarentena australiano, após ter sido identificada como um contacto próximo de um amigo que testou positivo à Covid-19.

Após várias interrogações das autoridades e de tentar entender o que seria feito, foi-lhe ordenado que fizesse uma mala e indicado que poderia sair assim que o seu teste fosse negativo. Recolhida na parte de trás de uma carrinha, a jovem descreve ao Unherd que foi transportada para o centro Howard Springs. 

À chegada, as indicações já foram diferentes e ali teve de permanecer durante 14 dias.

“Uma pessoa é literalmente colocada na parte de trás de um buggy de golfe com as suas malas. E estas pessoas estão em fatos de hazmat e tudo. Não se querem aproximar de si porque pensam que é infecioso. E deixam-te literalmente no teu quarto. E deixam-te. Não vêm e não dizem nada, não verificam, não fazem nada. Recebes as tuas refeições uma vez por dia. E tu és simplesmente deixado”, disse Hayley Hodgson, ao Unherd.

A jovem, que foi disciplinada por deixar os limites da sua cabine sem máscara e informada que pagaria uma multa se repetisse, adiantou também que no local:

“Sente-se como se estivesse na prisão. Sente-se como se tivesse feito algo de errado, é desumano o que eles estão a fazer. És tão pequeno, que eles simplesmente te dominam. E tu não és, literalmente, nada. É como se ‘ou fazes o que dizemos, ou estás em apuros, nós prendemos-te por mais tempo’. Sim, eles até me ameaçaram que se eu voltasse a fazer isto, “prolongaríamos o teu tempo aqui dentro”. 

Créditos da imagem: AAPIMAGE

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.