Skip to content

Morte súbita em criança: Suspeita de reação adversa à vacina

Na sequência da morte de uma criança de 6 anos recentemente vacinada, o Infarmed confirmou que recebeu hoje uma notificação de suspeita de reação adversa à vacina pediátrica da Pfizer (a única administrada nesta idade em Portugal).

Segundo a Lusa, citando o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, a criança deu entrada no Hospital de Santa Maria no sábado com “um quadro de paragem cardiorrespiratória”. O falecimento ocorreu no dia seguinte (domingo).

A Lusa cita igualmente a Autoridade Nacional do Medicamento que confirma a notificação:

 “Confirmamos que recebemos a notificação de suspeita de reação adversa no decorrer do dia de hoje e que a mesma se encontra a ser tratada pelo Infarmed em conjunto com a Unidade Regional de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém”.

E afirma que estão a ser recolhidos “dados adicionais por parte do notificador para análise e avaliação da imputação de causalidade, uma vez que, não sendo a aparente relação temporal o único determinante na avaliação da causalidade, é necessário proceder à recolha de toda a informação clínica”.

A notícia teve destaque, pois a criança testou positivo ao SARS-CoV-2.

De relembrar que, segundo o Registo nacional de casos pediátricos de Covid-19 com internamento hospitalar, desde o início da pandemia até 7 de dezembro de 2021, apenas morreu uma criança (doente crónico). Os outros registados como morte Covid não teriam a doença, mas apenas teste positivo.

Quadros resumo UCI pediátrico

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Tabela_1-1024x536.png

* Fumador

Fonte:  EPICENTRE.PT (Análise da gravidade da Covid-19 em crianças)

Atualização:

Fonte segura do The Blind Spot adiantou que a criança de 6 anos que faleceu no Hospital de Santa Maria, testou positivo ao PCR, no hospital, após ter chegado ao local já sem batimentos cardíacos e sem respirar. 

O menino foi reanimado, mas não sobreviveu às severas lesões cerebrais por falta de oxigénio. 

A criança já tinha a primeira dose da vacina, tomada há uma semana, e apresentava um histórico clínico de uma criança saudável. 

Temos também a informação de que antes o menino terá tido febre e testado positivo após teste rápido ao SARS-CoV-2.

Estamos a tentar recolher informação junto do Infarmed e de alguns hospitais para confirmar se ocorreram outras notificações semelhantes nesta faixa etária.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.