Skip to content

Portugal com 2º maior excesso de mortalidade da Europa Ocidental entre 2020 e 2021 (atualização)

Itália aparece como o país da Europa ocidental com maior excesso de mortalidade, em relação aos últimos cinco anos pré pandemia, com a atualização dos dados nacionais. Em seguida temos Portugal, Grécia e Espanha.

Os países do leste europeu apresentam os piores valores de mortalidade excessiva. Os escandinavos como é o caso da Noruega, Suécia e Dinamarca apresentam os melhores resultados, no portal Human Mortality Database.

O excesso de mortalidade é um indicador global que permite aferir o impacto real de crises como a pandemia e proporcionar melhores comparações entre países.

Como explica o eurostat:

“Embora a comparabilidade internacional dos dados diretamente associados à Covid-19 possa ainda ser discutível devido à possibilidade de regras diferentes de causas de classificação de morte e questões de cobertura, esta abordagem dá uma medida geral do impacto da crise na taxa de mortalidade, uma vez que inclui todas as mortes, independentemente da sua causa.”

Excesso de mortalidade na Europa

A partir de dados recolhidos no portal Human Mortality Database, identificámos alguns países da Europa com maior número de excesso de mortalidade e outros com números mais baixos.

A pesquisa foi feita tendo como referência os anos de pandemia 2020 e 2021, em comparação com o período anterior de 2015 a 2019.

Alguns pequenos países da Europa ocidental com menos de 500.000 habitantes não constam nesta base de dados (Andorra, Liechtenstein, Malta, São Marino) e vários países da Europa de leste não estão presentes ou apresentam dados incompletos (como é o caso da Rússia).

Excluímos igualmente países com um número de habitantes muito reduzido (menos de um milhão de habitantes), como a Islândia ou o Luxemburgo.

Quadro resumo

Países com excesso de mortalidade mais baixo

Noruega

Suécia

Dinamarca

Países com taxa de excesso de mortalidade mais elevado

Eslováquia

Polónia

Bulgária

Excesso de mortalidade em Portugal 

No conjunto de países analisados, Portugal está entre os que apresentam o maior excesso de mortalidade da Europa. Excetuando a Europa de leste, Portugal é o segundo país com maior excesso de mortalidade durante os anos da pandemia.

De destacar igualmente, períodos de elevada mortalidade geral quando a mortalidade Covid se encontrava em níveis muito baixos, nomeadamente no verão de 2020.

Nota: Até à data em que recolhemos os dados do portal Human Mortality Database (fevereiro de 2021), Portugal era o país com maior excesso de mortalidade da Europa Ocidental. Com os dados finais de 2021, Portugal apresenta o segundo maior valos, tendo sido ultrapassado pela Itália.

*Artigo elaborado em colaboração com Eduardo Pinto Leite

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.