Skip to content

Milhares de agricultores holandeses manifestam-se contra novas regras ambientais

Na passada terça-feira, no norte dos Países Baixos, milhares de agricultores usaram tratores para protestarem contra as novas regras ambientais de redução das emissões de nitrogénio e amónia em 50% até 2030, que afetam diretamente o seu negócio e podem levar ao encerramento de cerca de 30% das quintas de gado. 

Segundo o jornal POLITICO, os agricultores holandeses protestaram esta semana contra os planos do governo que exigem uma forte redução no uso de fertilizantes e no número de animais. 

Em resposta à proposta do governo, os agricultores bloquearem supermercados, centros de distribuição e estradas.

A polícia holandesa disparou contra os agricultores que estavam em tratores justificando a sua ação como sendo uma resposta a uma “situação ameaçadora”. Isto porque, ao passarem por um bloqueio para entrar na província de Friesland, os agricultores começaram a dirigir os tratores contra a polícia e os seus veículos. De acordo com a polícia de Friesland, os tiros atingiram um trator, mas ninguém ficou ferido e três suspeitos foram presos.

O governo nomeou um intermediário para liderar as conversações entre organizações de agricultores e funcionários. Porém, o primeiro-ministro Mark Rutte descartou negociar com os agricultores responsáveis pelos protestos.

Gravidade da proposta do governo

Os agricultores argumentam que são injustamente visados e que o governo mostrou pouca preocupação com o seu futuro ao exigir que usem menos fertilizantes e reduzam o número de animais, podendo forçar o encerramento de algumas quintas.

Segundo dados do próprio governo, o plano de redução das emissões de nitrogénio em mais de 70% pode levar ao encerramento de cerca de 30% das quintas de gado.

Os organizadores dos protestos, de acordo com o Euronews Green, disseram que cerca de 40.000 agricultores reuniram-se num campo, na pequena aldeia agrícola de Stroe, cerca de 70 km a leste da capital, Amesterdão.

https://theblindspot.pt//membership-join/

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.