A Austrália e a Nova Zelândia foram apontados como casos de sucesso no combate à pandemia. No entanto, mesmo em relação à Covid-19, os seus números não param de crescer. Apesar de serem dos países mais vacinados do mundo, ambos ultrapassaram a média de mortalidade do seu continente e dos seus vizinhos asiáticos.
A Austrália e a Nova Zelândia foram, durante muito tempo, o modelo para a definição de políticas no combate à pandemia, especialmente pela imposição de longos confinamentos e de outras medidas muito restritivas.
No entanto, após a mortalidade geral (em relação aos anos pré pandemia) ter disparado em 2021, também a mortalidade Covid não pára de crescer. Neste momento, os dois países ultrapassaram a média do seu continente e dos seus vizinhos asiáticos.
Mortalidade Covid na Oceânia
Na Oceânia, existem apenas três países com uma população superior a 1 milhão de habitantes: a Austrália (25,5 milhões), a Papua Nova Guiné (8,9 milhões) e a Nova Zelândia (4,8 milhões).
Entre esses, a Austrália e a Nova Zelândia registam valores superiores, especialmente devido ao forte aumento desde o final de 2021.
Comparação com vizinhos asiáticos
Também em relação a outros países geograficamente próximos, como os asiáticos, a Austrália e a Nova Zelândia estão já acima da média em termos de mortalidade Covid.
Para além disso, o facto mais relevante é que estão ambos (principalmente a Nova Zelândia) numa trajetória de crescimento de mortalidade muito acentuada, distinta da generalidade dos outros países.
Elevada taxa de vacinação Covid
Outro dado muito relevante é o de que ambos os países são dos mais vacinados do mundo.
Apesar disso, a mortalidade Covid continua a crescer muito acima da generalidade dos países da região e, mais relevante, a mortalidade geral continua, desde 2021, muito elevada.
Ler também: Austrália e Nova Zelândia: Elevada mortalidade e sistemas de saúde em rotura