O atual ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro anunciou que o mês de setembro seria “40% a 50% mais seco” e “50% a 60% mais quente do que em anos anteriores”. No entanto, este setembro foi dos menos secos do século. A temperatura média esteve 2% (0.42 °C) acima da média histórica (desde 1941).
O Ministro da Administração Interna, afirmou que o mês de setembro seria 40% a 50% mais seco do que o habitual. No entanto, de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a seca nesse mês esteve muito abaixo da média histórica. Foi mesmo, a par com o setembro de 2021, o quarto mês menos seco deste século.
O ministro afirmou igualmente que “o mês de setembro será 50% a 60% mais quente do que em anos anteriores”. E, também aqui, as previsões parecem ter falhado.
De acordo com o IPMA, o valor médio da temperatura, 20.64 °C, foi 0.42 °C superior ao valor normal. Esse aumento em relação à média histórica foi de apenas 2%, portanto muito longe dos 50 a 60% previstos pelo ministro.
Pedimos, entretanto, que o ministro nos esclarecesse em que se baseou para essas previsões. Até ao momento, não obtivemos resposta.