O Observatório Nacional da luta contra a pobreza revelou o relatório de 2022 sobre a Pobreza e Exclusão Social em Portugal. Os dados relativos a 2020, primeiro ano da pandemia, indicam já um aumento de 256.000 pessoas em risco de pobreza ou exclusão social e um grande acentuar das desigualdades sociais.
Portugal registou o segundo maior aumento do risco de pobreza ou exclusão social na UE27. Apenas superada pela Eslováquia. Há agora mais 256.000 pessoas em risco de pobreza ou exclusão social do que no estudo anterior, um aumento de 12%.
Em 2020 (inquérito de 2021), Portugal passou do 13º para 8º lugar entre os países da UE27 em termos de pobreza ou exclusão social, com 22,4% da população em risco.
Aumento da desigualdade
Portugal destaca-se também como o Estado membro com o maior aumento dos níveis de desigualdade de rendimentos em comparação com o inquérito anterior (os dados relativos à Eslováquia para estas medidas não são fornecidos).
Portugal regista um aumento de 13% no indicador S80/S20, que compara os rendimentos dos 20% com rendimentos mais baixos e com os dos 20% com rendimentos mais elevados.
Os resultados do relatório também apontam para um aumento significativo da desigualdade, indicado pelo coeficiente de Gini (mais 5,8%).
Veja aqui a evolução da taxa de intensidade da pobreza em Portugal ao longo dos anos.