Skip to content

Congresso internacional sobre gestão de pandemias pretende dar espaço ao contraditório

A gestão da pandemia covid-19 e os seus impactos na saúde pública vão ser motivos de debate durante três dias, em Fátima. Cerca de 60 médicos, cientistas, advogados, gestores e jornalistas de vários países vão partilhar conhecimentos e análises que foram, na sua maioria, afastados da opinião pública e dos centros de decisão política. O evento é aberto ao público e decorre nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

O primeiro dia do congresso, 28 de outubro, será dedicado aos confinamentos e às medidas de saúde pública. Os oradores irão apresentar “o outro lado”, como é o caso da Dr.ª Clare Craig, patologista especialista no diagnóstico de cancro, que irá falar nos Mitos que levaram aos lockdowns. Norman Fenton, Professor de Gestão de Informação de Risco, irá apresentar o painel Como toda a narrativa em torno do Covid 19 tem sido impulsionada por dados incorretos.

José Arez Cruz irá fazer uma comparação entre Portugal e a Suécia e as consequências das decisões em Saúde Pública e o impacto na Economia e na Sociedade. Serão feitas igualmente intervenções do Dr. Paulo Moreira, gestor em saúde e antigo diretor-adjunto do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, de José Roquette, economista e empresário nas áreas do turismo, vinho e azeite, e do Dr. Gabriel Branco, médico com 30 anos de experiência no tratamento de doença neurovascular.

O Tratamento Precoce e o Sistema Nacional de Saúde serão os temas abordados no segundo dia do congresso, a 29 de outubro. O Dr. Manuel Pinto Coelho, pós-graduado em Medicina anti-envelhecimento, abrirá a sessão falando do segredo do sistema imunitário. Seguem-se dois painéis sobre o tratamento precoce: a amantidina e a ivermectina. O debate sobre a ivermectina terá a participação do Dr. Germano de Sousa, ex-bastonário da Ordem dos Médicos e diretor clínico do grupo de medicina laboratorial com o seu nome, Pedro Ferreira, farmacêutico e responsável por ensaios clínicos, farmacovigilância e informação médica, e do Dr. Tiago Marques, responsável pela unidade de doenças infeciosas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, entre outros.

O painel do estado do SNS irá contar com os depoimentos de vários médicos, como é o caso do Dr. José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos e atual Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que irá lançar o tema O SNS consegue sobreviver à pandemia política?

O último dia do congresso – 30 de outubro – será dedicado à tecnologia mRNA e ao efeito das multidões. O Dr. Geert Bossche, virologista belga que trabalhou na investigação de vacinas para várias empresas farmacêuticas e colaborou com Fundação Bill e Melinda Gates e na Gavi, dará início às palestras com o tema Consequências imuno-epidemiológicas da experiência de vacinação em massa covid-19.

No painel Outras Vozes, o Dr. Roger Hodkinson, patologista, irá falar da Fisiopatologia da infertilidade, cancro e SADS após terapia genética de covid.

O Efeito das Multidões será o painel onde Patrick Fagan, cientista comportamental, irá falar de Como a ciência comportamental foi instrumentalizada e como se defender contra ela. James Patrick, realizador e produtor do filme Planet Lockdown, irá debater O Estado do Jornalismo e Previsões para o Futuro e Joana Amaral Dias, comentadora e analista em diversas televisões e jornais, terá como tema A mesmerização da População.

A sessão de encerramento do congresso terá a participação de Reiner Fuellmich, advogado e autor de vários artigos e livros nas áreas do direito bancário, médico e internacional, e Rui Castro, ex-juiz e destacado crítico da pandemia de covid-19. Ambos irão falar do Comité Corona e Crimes Contra a Humanidade.

O Congresso Internacional sobre Gestão de Pandemias/Saúde é organizado pela Dra. Marta Gameiro, médica-dentista que entrevistou cerca de 70 pessoas no contexto da pandemia covid-19, pelo Movimento Cidadania Democrática e pelo Grupo de Reflexão e Inovação para a Cidadania.

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.