Skip to content

RTP passa imagens antigas da Croácia como sendo direto de comemorações das presidenciais brasileiras

Após a projeção da vitória de Lula da Silva nas presidenciais, a RTP 3 apresentou imagens de uma comemoração clubística como sendo imagens de comemoração da eleição. Este episódio acontece pouco tempo depois da própria ERC ter confirmado que a CNN passou imagens de um videojogo para retratar ataques russos à Ucrânia.

Por volta das 23h de domingo a RTP 3 apresentou, por duas vezes, imagens de um forte fogo de artifício que cobria o céu de vermelho. As imagens eram supostos diretos que ilustravam as celebrações dos brasileiros, após ter sido projetada a vitória do candidato Lula da Silva.

No momento em que passam as segundas imagens do fogo de artifício a jornalista afirma mesmo:

“Estas são imagens que estamos a receber em direto. Um imenso céu vermelho.”

No entanto, as imagens são de há dois anos e correspondem à celebração dos 70 anos de existência do clube croata Hajduk Split e estão presentes no YouTube.

Fonte: RTP3
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9UhfrPJeg2w

Imagens de falsos ataques na CNN

Esta aparente ausência de confirmação de fontes de imagens, não é caso único nos últimos meses.

A 7 de setembro deste ano, a ERC confirmou que a CNN Portugal exibiu imagens de falsos ataques aéreos à Ucrânia que, afinal, foram retiradas de um videojogo. A deliberação do regulador critica a CNN Portugal mas acabou por apenas recomendar o reconhecimento público do erro.

No entanto, até ao momento, o canal optou por não esclarecer a situação junto dos telespectadores. 

Estes casos surgem num período em que, nas redes sociais tecnológicas, muitos têm sido alvo de censura de conteúdos, inclusive devido à partilha de artigos científicos.

Leia também:

CNN Portugal oculta utilização de imagens falsas sobre a guerra na Ucrânia 

Censura científica no Facebook com base em erros e omissões de dois fact checkers

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.