O analista de risco Luís Freire Filipe será recebido pelo vice-Presidente da Assembleia da República. Segundo o responsável, foram detetadas alterações súbitas alarmantes, em algumas ocorrências, depois das medidas tomadas durante a pandemia e os trágicos incêndios de 2017. Após inúmeras tentativas, o responsável pela associação de prevenção civil ASSINPREC será finalmente recebido por um dos órgãos de soberania.
Luís Freire Filipe é responsável pelo Gabinete de Análise e Avaliação de Prevenção (GAAP), desde o ano 2000. Entre as suas responsabilidades, está a de monitorizar, analisar e prevenir vários tipos de ocorrências que resultem de acidentes ou catástrofes.
O analista de risco civil e social detetou um aumento exponencial da mortalidade após as medidas implementadas ao abrigo do combate à pandemia da covid-19.
Para além disso, afirma que, ainda hoje, apesar das medidas terem sido levantadas, o risco continua a aumentar, assim como a taxa de mortalidade.
Segundo apurámos, o responsável já havia tentado alertar inúmeras entidades relativamente a inúmeras ocorrências anormais, nomeadamente um grande aumento de mortalidade que não constava dos números oficiais, após os fogos florestais de 2017.
Quer numa quer noutra situação, apesar de inúmeras tentativas do responsável, apenas agora recebeu uma resposta favorável da Presidência da Assembleia da Républica.
Luís Freire Filipe será recebido esta sexta-feira, dia 11, em nome do projeto de Prevenção Civil Internacional ASSINPREC, onde o GAAP está agora integrado, pelo vice-Presidente da Assembleia da República, deputado Adão Silva (em representação do seu Presidente).