Skip to content

Investigação UNITE: A rede de políticos que defende ser possível acabar com doenças infetocontagiosas

Fonte: Baptista Leite e Tedros Ghebreyesus celebram acordo entre deputados e OMS (noticiasaominuto.com)

A UNITE organizou em Portugal, entre cinco e sete de dezembro, o seu Summit mundial. O ministro da Saúde e o deputado Ricardo Batista Leite pertencem à rede de políticos que defende uma agenda de saúde global. O deputado do PSD, que é fundador e presidente da organização, destacou-se durante a pandemia pela defesa de confinamentos rigorosos e por ter feito relatos falsos sobre mortes covid.

A UNITE é uma organização que agrega parlamentares (atuais e antigos) que pretendem influenciar decisões sobre a saúde global e que afirma estarem “empenhados em eliminar o VIH/SIDA, a hepatite viral e outras Doenças Infeciosas como ameaças à saúde pública até 2030”.

O atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro, é um dos membros desta organização internacional que conta com mais de 270 políticos, entre os quais sete portugueses. Ricardo Batista Leite é, além de presidente da UNITE, deputado pelo PSD na Assembleia da República e porta-voz do seu partido.

O UNITE Global Summit decorreu na Assembleia da República e teve o alto patrocínio do Presidente da República. Contou com a participação de Augusto Santos Silva, presidente do Parlamento, e Tedros Ghebreyesus, presidente da Organização Mundial da Saúde, entre outros.

O lema do encontro foi “da pandemia à prosperidade”. Entre os temas na agenda da UNITE estão a aceleração do tratado pandémico, os planos de prevenção e resposta a epidemias/pandemias, a saúde digital e o desenvolvimento acelerado de vacinas para próximas emergências. 

Presidente da UNITE fez declarações falsas a propósito da pandemia

Batista Leite teve grande destaque em termos mediáticos quando decidiu relatar nas redes sociais a sua experiência num turno no hospital de Cascais. 

Classificou a situação vivida como “catástrofe” e afirmou nunca ter visto morrer tanta gente como no seu turno.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

No entanto, segundo fonte oficial da instituição hospitalar apenas faleceu uma pessoa durante esse período.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Sábado

O presidente da UNITE também se destacou durante a pandemia por apelos, muito mediatizados, a políticas de confinamentos, de rastreamento de contactos, de uso de máscaras e de fecho de escolas, nomeadamente em janeiro de 2021.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Sapo

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.