Skip to content

Artigo com patrocínio da EDP sobre carros elétricos gera avalanche de comentários críticos

Um artigo publicado no Observador gerou uma onda de comentários críticos na página do jornal digital no Facebook. O artigo, que é patrocinado pela EDP, enumera as vantagens da mobilidade elétrica e chega mesmo a publicitar uma campanha comercial da própria empresa para carregamentos de carros elétricos. Centenas de utilizadores criticaram a parcialidade do conteúdo, que consideraram, em vários pontos, falso ou enganador. 

Um artigo do jornal Observador sobre baterias e carros elétricos, e que foi patrocinado pela EDP, motivou centenas de comentários negativos no Facebook.

Críticas mais comuns

A grande maioria das críticas incidiram sobre: (1) a falta de independência devido aos patrocinadores; (2) os factos omitidos sobre as limitações ou problemas da “mobilidade elétrica”; (3) as informações enganosas, ou falsas, divulgadas; ou (4) a perda de privacidade e os sistemas de créditos sociais associados a algumas das políticas denominadas “verdes”.

Fonte: https://www.facebook.com/Observador

Alguns dos comentários incluíram mesmo links de outros órgãos de comunicação social que desmentiam as informações apresentadas no artigo.

Fonte: https://observador.pt/especiais/um-futuro-que-vem-do-passado/
Fonte: É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo – Expresso

Publicidade explícita a campanhas da empresa patrocinadora

Após enaltecerem as vantagens dos carros elétricos, o artigo publicita uma campanha em curso da própria empresa e partilhar o link para os seus serviços de carregamento deste tipo de veículos.

Fontes: https://observador.pt/especiais/um-futuro-que-vem-do-passado/ | https://www.edp.pt/particulares/servicos/mobilidade-eletrica/wallbox-carregar-em-casa/

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.