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Dubai projeta ser a melhor cidade do mundo para se viver, de acordo com o recente Plano Estratégico 2024-2030. Ambiciona organizar todos os serviços à distãncia de 20 minutos de todo o cidadão. As autoridades dizem estar focadas na transformação da cidade de acordo com os princípios da sustentabilidade, resiliência e equidade. Mas os críticos deste tipo de projectos receiam que, em regimes autocráticos e tribais, como o Dubai, conduzam a uma sociedade ainda mais controlada e com menor liberdade para os cidadãos.

O novo Plano Estratético 2024-2030 para o Dubai tem como objetivo redimensionar a mobilidade da cidade possibilitando ao cidadão o acesso, a pé ou de bicicleta, aos principais serviços diários em 20 minutos, de acordo com o princípio da sustentabilidade.

Aproveitando a organização da Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) pelos Emiratos Árabes Unidos (EAU), este plano estratégico está alinhado com o Plano Urbano 2040 do Dubai e que pretende tornar o Dubai numa das melhores cidades para se viver. Por tal motivo, apresenta cinco grandes objetivos tais como a integração dos transportes multimodais, a construção de novas soluçóes de mobilidade inteligentes, a acessibilidade dos cidadãos melhorada e uma infraestrutura tecnológica flexível.

Fonte: Dubai 2040 | The Dubai 2040 Urban Master Plan recognizes the significance of time in people’s lives and acknowledges that effectively managing and utilizing time for commuting and meeting basic needs.

2030 – O ano da sustentabilidade no Dubai

A nova estratégia de “Zero-Emissions Public Transportation in Dubai 2050” inlcui a conversão total da frota de veículos para a fonte de energia elétrica e de hidrogénio em duas fases: até 2040, a conversão abrange os taxis e as limusinas; até 2050, a conversão engloba os transportes públicos.

C40 – a liga mundial supranacional das cidades dos 15 minutos

Cerca de 40 presidentes da câmara de várias cidades em todos os continentes iniciaram um projeto de colaboração supra-nacional com o objetivo de transformar as comunidades numa perspetiva de sustentabilidade, resiliência e equidade – alegadamente suportada no conhecimento científico -, de forma a proteger os cidadãos das alterações climáticas. Por isso o compromisso concreto diz respeito à redução das emissões de CO2 já em 2030.

Este projeto procura desenvolver programas concretos e adaptados, à escala mundial e regional, assim como criar novas carreiras profissionais associadas à agenda verde.

Na Ásia, o projeto C40  também é palco de outras cidades de 15 minutos como Ahmedabad (Índia), Amman (Jordânia), Bengaluru, Chennai, Munbai e Delhi (Índia) ou Dhaka (Bangladesh).

Fonte: C40 Cities – A global network of mayors taking urgent climate action

Cidade-maravilha ou cidade-prisão?

Surgem, contudo, algum ceticismo sobre a intencionalidade do projeto da Cidade dos 15 minutos, em nome do bem comum. O modelo inicialmente porposto por Carlos Moreno, urbanista e professor na Universidade de Paris, tem encontrado forte oposição em cidades como Oxford, no Reino Unido. A argumentação dos opositores ao modelo centra-se, sobretudo, na falta de consulta pública alargada sobre o projeto e na limitação da liberdade de circulação do cidadão sob falsos pretextos, que acabarão por abrir a porta ao desenvolvimento de mecanismos de controlo social.

Contudo, para muitos, em Estados com regimes políticos não democráticos, no seio dos quais o debate público é limitado, este modelo constituirá um caso de sucesso.

Referências

Dubai set to become a ’20-minute city’ | Transport – Gulf News

Dubai set to become a ’20-minute city’ – The NFA Post

Dubai 2040 | The Dubai 2040 Urban Master Plan recognizes the significance of time in people’s lives and acknowledges that effectively managing and utilizing time for commuting and meeting basic needs.

Conclusions de la COP 28 de Dubai, décembre 2023 | PDF (slideshare.net)

About C40 – C40 Cities

Dubai 2040 Urban Master Plan (dm.gov.ae)

Ver também:

Novas geografias urbanas mais atrativas em estudo: da eurocidade ao bairro nas cidade dos 15 minutos – The Blind Spot

A cidade dos 15 minutos: oportunidade ou prisão? – The Blind Spot

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Kennedy, Milgram e a «Grande Evasão» – The Blind Spot

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