Skip to content

Também nesta semana:

  • Epstein, um caso de chantagem à escala mundial
  • Autocarros elétricos parados na Suécia devido ao frio extremo
  • Manifestação contra políticas agrícolas paralisa a Alemanha
  • Alarmismo ou realismo no governo sueco: perceção sobre a guerra na Europa
  • Vídeo de Meloni sobre incompatibilidade com a cultura islâmica fica viral
  • ONU: Crise orçamental obriga a fecho da sede em Genebra
  • Protesto de agricultores na Alemanha faz governo recuar

1. Epstein, um caso de chantagem à escala mundial

O caso do empresário e filantropo Jeffrey Epstein domina a agenda política internacional e expõe uma rede internacional de prostituição e de pedofilia, que ao longo de décadas tem lançado suspeita sobre personalidades mundiais, não tendo poupado nenhum setor.  Nos últimos dias, inúmeras figuras oriundas do mundo da política, dos negócios, da alta finança, da indústria de entretenimento e, até, da academia, têm sido referidas nos documentos libertados pela justiça norte-americana, tais como Bill Clinton ou o Príncipe Andrew de Windsor, que aparentemente frequentaram a ilha propriedade de Epstein, e onde muitos dos crimes terão sido cometidos.

Acusado pela justiça do crime de pedofilia em 2008, terá posteriormente e após o cumprimento de pena na prisão desenvolvido uma teia de negócios envolvendo outros conhecidos como Bill Gates. Na opinião de muitos, o mundo não será mais o mesmo depois deste caso.

Fonte: Jeffrey Epstein Court Documents With Names of His Associates Are Unsealed – The New York Times (nytimes.com)

2. Autocarros elétricos parados na Suécia devido ao frio extremo

O município sueco Skellefteå fez um grande investimento em autocarros elétricos, anunciando um futuro de transportes públicos “limpos”, sustentáveis e que combatam o aquecimento global. Ironicamente, a chegada do inverno obrigou a uma pausa na operação dos autocarros elétricos, que são muito afetados pelo frio extremo, suscitando dúvidas sobre a sua viabilidade nessas condições meteorológicas. A comunicação social estatal tem ignorado esse facto, referindo-se apenas ao frio extremo, embora um desses órgãos mencione que os autocarros “precisam de andar em ambientes fechados e aquecidos”.

Fonte: https://samnytt.nu/kommun-storsatsade-pa-elbussar-nu-stalls-vintertrafiken-in (traduzir em português)

3. Manifestação contra políticas agrícolas paralisa a Alemanha

A Alemanha está a assistir a uma manifestação generalizada, com os agricultores descontentes, (mas também muitos cidadãos apoiantes da causa) a saírem à rua. Frustrados com a negligência do governo e com as políticas agrícolas, os manifestantes utilizam tratores e outros veículos agrícolas para perturbar o trânsito e bloquear estradas, exigindo atenção às suas preocupações. Os recuos do governo na taxação dos veículos agrícolas e o adiamento dos cortes dos benefícios fiscais no diesel, não foram suficientes para os agricultores, que exigem um recuo incondicional em todos os cortes propostos. Para além disso, o movimento está-se a transformar num protesto mais alargado contra o atual governo alemão e as suas opções políticas alinhadas com a agenda 2030.

Fontes:

German agricultures block streets all across country | MENAFN.COM

Sports Unified Europe – Natural Synthetic Turf Infill (youtube.com)

4. Alarmismo ou realismo no governo sueco: perceção sobre a guerra na Europa

Numa recente intervenção, Carl-Oskar Bohlim, Ministro da Defesa Civil sueco, alertou sobre o possível fim de um período de paz na Suécia, um ciclo que tem cerca de 200 anos. Anúncio este apoiado, aliás, pelo General Micael Bydén, Supremo Comandante das Forças Armadas Suecas, que apelou a uma mudança de mentalidades face à guerra. A reação russa não se fez esperar e Pushkov acusou a Suécia de ser anti-russa, denunciando o caráter absurdo das declarações suecas.

Acrescente-se que este conselho sobre a preparação para a guerra e a consequente mudança de mentalidades foi primeiramente anunciado na Alemanha, desde o verão de 2023. Boris Pistorius, o Ministro da Defesa Alemão, confirmou esta necessidade que já em 2022 tinha sido declarada pelo Chanceler alemão, quando anunciou o reforço da politica de rearmamento das forças armadas. Mais recentemente no passado mês de dezembro, Martin Wijnen, Comandante do Exército Real dos Países Baixos e cuja comissão terminou no fim de 2023, alertou também para a necessidade dos holandeses se prepararem para a guerra.

Fontes: Swedish alarm after defence chiefs’ war warning – BBC News

5. ONU: Crise orçamental obriga a fecho da sede em Genebra

O grave deficit orçamental levou a ONU a encerrar a sua sede em Genebra em dezembro de 2023, devido ao custo de energia e ao atraso de pagamento das contribuições dos seus financiadores. Sem autonomia financeira, esta organização já tinha tomado outras iniciativas de contenção de custos, nomeadamente o corte das escadas rolantes e a diminuição da iluminação no exterior do edifico. Durante o período de encerramento, os colaboradores ficam a trabalhar remotamente.

Esta é mais uma demonstração da grande dependência da ONU e das suas agências de financiamento privados, que muitas vezes apenas é atribuído a programas específicos, de acordo com suas agendas. Facto que é reconhecido pelos mais altos responsáveis da OMS.

Fontes:

Practical Information | The United Nations Office at Geneva (ungeneva.org)

How is the World Health Organization funded, and why does it rely so much on Bill Gates? | Euronews

6- Protesto de agricultores na Alemanha faz governo recuar

O aumento de impostos sobre os agricultores nos combustíveis e veículos agrícolas motivou uma forte reação por parte dos agricultores. Cerca de 1700 tratores bloquearam a estrada principal para o centro de Berlim.  A proposta surgiu depois do estratagema governamental para atingir o déficit, permitido através de “fundos especiais”, ter sido considerado ilegal por um tribunal superior e ter deixado a descoberto muitos milhares de milhões de euros. O governo, entretanto, revela algumas divisões internas, com o próprio ministro da Agricultura a manifestar reservas e a pedir uma reavaliação da medida.

Fontes:

German farmers protest with tractors against austerity measures | Reuters

German farmers reignite Berlin’s budget crisis – POLITICO

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.