Skip to content

Investigadores concluem que “Brasil está à beira da ditadura”

Após uma longa investigação e consulta dos arquivos do Twitter, jornalistas independentes confirmaram que o Brasil está a caminhar para um regime totalitário. O juiz Alexandre de Moraes, com o apoio de Lula da Silva, terá incorrido em repetidas ilegalidades, violações de direitos básicos e censura de adversários políticos do atual presidente. Entretanto, Elon Musk veio reforçar essas conclusões e acusar Moraes de pedir ao “X” para assumir falsamente a iniciativa de censurar contas de políticos e jornalistas.

A investigação conduzida por jornalistas independentes do PUBLIC concluiu que “o Brasil está à beira da ditadura” pelas mãos do “magistrado totalitário” do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Lula da Silva será parte desse movimento, já que, desde que assumiu o cargo, o financiamento governamental aos principais meios de comunicação, a maioria dos quais incentiva o aumento da censura, disparou.

Para os jornalistas, Lula e Moraes estão a violar claramente a Constituição do Brasil e a Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Apesar de reconhecerem que “o Brasil ainda não é uma ditadura consolidada”, afirmam que entidades judiciais, nomeadamente o S.T.F. e o Tribunal Superior Eleitoral interferem em eleições através da censura.

Twitter Files- Brasil

A investigação em curso e a recente publicação dos arquivos do Twitter Brasil revelaram uma ampla repressão à liberdade de expressão pela mão de Alexandre de Moraes.

Entre essas ações, o juiz terá:

– Colocado pessoas na prisão sem julgamento por publicações nas redes sociais;

– Exigido a remoção de utilizadores das plataformas de redes sociais;

– Exigido a censura de publicações específicas, sem dar aos usuários qualquer direito de recurso (ou mesmo de verem as provas contra eles);

– Exigido que o Twitter revelasse ilegalmente detalhes sobre os utilizadores que usavam hashtags de que não gostava;

– Exigido acesso aos dados internos do Twitter, em violação da sua própria política;

– Tentado censurar, unilateralmente, publicações de membros do Congresso do Brasil;

– Tentado usar as políticas de moderação de conteúdos do Twitter como arma contra apoiantes do então presidente Bolsonaro.

Moraes em guerra com o Twitter

Entretanto, Elon Musk confirmou as conclusões da investigação e ainda acusou o juiz de ter tentado ocultar as suas responsabilidades na censura de políticos e de jornalistas ao procurar que o Twitter assumisse falsamente a autoria dessas ações.

Fonte: Elon Musk no X: “This is the heart of the problem. What say you @Alexandre? Let us debate this in the open.” / X (twitter.com)

Além disso, afirmou que iria recusar os pedidos do Juiz Alexandre de Moraes e que iria mesmo revelar os “pedidos ilegais” feitos por este.

Fonte: Elon Musk no X: “Coming shortly, 𝕏 will publish everything demanded by @Alexandre and how those requests violate Brazilian law… / X (twitter.com)

Reação de Moraes e do governo brasileiro

Como resposta, Moraes abriu um inquérito contra Musk por obstrução de justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Determinou, igualmente, a inclusão da rede “X” no inquérito das chamadas milícias digitais pela “em tese, dolosa instrumentalização criminosa” e determinou pagamento de 100 mil reais por dia em caso de incumprimento das medidas judiciais.

Fonte: INQUÉRITO 4.874 DISTRITO FEDERAL (conjur.com.br)

O governo brasileiro, já saiu em defesa de Moraes. Acusou Musk de “ingerência” nos assuntos internos do país e alertou para os perigos do desacato de ordens judiciais por parte da rede “X”.

Referências:

Brazil Is On The Brink Of Dictatorship (substack.com)

Ver também:
Investigação jornalística expõe rede de censura no Brasil
The Blind Spot

Vídeo de filho de alto magistrado exibindo peças de luxo censurado no BrasilThe Blind Spot

Brasil: Presidente e Ministra da Saúde divulgam informações falsas sobre vacinasThe Blind Spot

Lula nomeou o antigo advogado de defesa para o Tribunal Supremo do BrasilThe Blind Spot

Equipa de fiscalização do voto eletrónico brasileiro afirma ter tido acesso condicionado ao sistemaThe Blind Spot

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.