Não podia acreditar no que estava em frente aos meus olhos: uma citação bíblica de Jesus num placard de publicidade de um autocarro em Dublin.
Como se só isso não fosse suficiente para me surpreender por si só, devo acrescentar que o fenómeno aconteceu em Junho, o mês tomado pela pós-modernidade, a dominar a seu belo-prazer os meios de comunicação com a sua educacão sobre tomates trans e maminhas masculinas.
Este cartaz foi um milagre pós-Páscoa? Bejaysus nunca fez tanto sentido como naquele momento.
De acordo com o último censo, a percentagem de católicos residentes na Irlanda diminuiu drasticamente. O declínio deve-se não só à chegada de não-ocidentais, mas também ao fato de os Irlandeses terem virado as costas ao seu egrégio passado.
Não admira que eu tenha ficado verdadeiramente espantado ao ver um placard não-secular nos dias de hoje. E não, não se tratavm de palavras atribuídas a um Messias Unicórnio.
Para além de chocado, senti-me revigorado. Há umas décadas atrás, provavelmente teria reagido de forma diferente a mais uma mensagem da Igreja na Ilha Esmeralda.
Esse é o problema para os que só querem estar sossegados e que lhes parem de dizer que pensar, fazer e dizer. Quando a narrativa está por todo o lado e na nossa tromba, quando somos obrigados a respirar os seus lemas e não temos outra alternativa senão cuspi-los.
Sabemos, enfim, que somos velhos quando renascemos com um placard que certamente nos teria repugnado enquanto jovens revoltados.