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A APARIÇÃO DE JESUS EM JUNHO

Não podia acreditar no que estava em frente aos meus olhos: uma citação bíblica de Jesus num placard de publicidade de um autocarro em Dublin.

Como se só isso não fosse suficiente para me surpreender por si só, devo acrescentar que o fenómeno aconteceu em Junho, o mês tomado pela pós-modernidade, a dominar a seu belo-prazer os meios de comunicação com a sua educacão sobre tomates trans e maminhas masculinas.

Este cartaz foi um milagre pós-Páscoa?  Bejaysus nunca fez tanto sentido como naquele momento.

De acordo com o último censo, a percentagem de católicos residentes na Irlanda diminuiu drasticamente. O declínio deve-se não só à chegada de não-ocidentais, mas também ao fato de os Irlandeses terem virado as costas ao seu egrégio passado.

Não admira que eu tenha ficado verdadeiramente espantado ao ver um placard não-secular nos dias de hoje. E não, não se tratavm de palavras atribuídas a um Messias Unicórnio.

Para além de chocado, senti-me revigorado. Há umas décadas atrás, provavelmente teria reagido de forma diferente a mais uma mensagem da Igreja na Ilha Esmeralda.

Esse é o problema para os que só querem estar sossegados e que lhes parem de dizer que pensar, fazer e dizer. Quando a narrativa está por todo o lado e na nossa tromba, quando somos obrigados a respirar os seus lemas e não temos outra alternativa senão cuspi-los.

Sabemos, enfim, que somos velhos quando renascemos com um placard que certamente nos teria repugnado enquanto jovens revoltados.

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