Apesar de ser paga pelo Estado, e das várias campanhas em curso, a vacinação contra a covid-19 tem vindo a cair. Este ano, já só tomaram a vacina sensivelmente metade das pessoas que a tomaram há dois anos. Esta parece ser uma opção consciente dos portugueses, visto que o número de vacinados contra a gripe é mais estável e, neste momento, muito superior aos da covid. Entretanto, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) enviou um e-mail onde reconhece que a procura pela vacinação tem diminuído e insta os farmacêuticos a combaterem a hesitação vacinal “de forma proativa” junto dos utentes. Nesse e-mail a que o The Blind Spot teve acesso, chega mesmo a confrontar as farmácias com os seus números e a compará-los com os do ano anterior.
A maioria dos portugueses não parece estar a aderir às sucessivas campanhas de vacinação contra a covid-19 e, até à semana 49 (de 52 do ano), só 44% de pessoas com 60 ou mais anos, se vacinou. Apenas na faixa etária a partir dos 80 anos é que mais de metade da população tomou a vacina. E, ainda assim, com valores pouco superiores, rondando os 52% até aos 84 anos, e os 63% a partir dessa idade.
Nas faixas etárias dos 60 aos 64 e dos 65 aos 69 anos, apenas cerca de um em cada quatro e de um em cada três, respetivamente, tomou a vacina covid.
Estes valores correspondem a um total de 1.467.039 pessoas e revelam uma evolução decrescente muito significativa, dado que, na mesma semana de 2022, tinham sido vacinadas 2.769.660 pessoas e em 2023 esse número já tinha caído para as 1.730.751.
Vacinação contra a Gripe
Pelo contrário, a vacinação contra a gripe tem mantido valores relativamente estáveis. Após uma quebra em 2023 para os 2.187.614 de vacinados em relação aos 2.275.845 em 2022, volta a registar um ligeiro aumento para os 2.207.428. Ainda assim, são menos 70 mil pessoas vacinadas em relação ao registo de há dois anos.
Campanha da Associação Nacional de Farmácia
São conhecidas as campanhas de incentivo à vacinação contra a gripe e a covid desenvolvidas por várias entidades, públicas e privadas, com forte projeção mediática.
No entanto, algumas ações são menos visíveis. A Associação Nacional de Farmácia (ANF), por exemplo, está a desenvolver uma “sensibilização” dos farmacêuticos para que combatam a hesitação vacinal “de forma proativa nos contactos diários com utentes”.
Além disso, no email a que o The Blind Spot teve acesso, a ANF parece querer combater a diminuição da “procura ativa da população”, pressionando-as através da apresentação às farmácias dos seus próprios números de administração de vacinas atuais e confrontando-os com os do ano anterior.
Fontes:
RESPOSTA SAZONAL EM SAÚDE – VIGILÂNCIA E MONITORIZAÇÃO – Covid 19