Skip to content

Correlação: Obrigatoriedade de máscaras e mortalidade Covid

O uso de máscaras por pessoas sem sintomas na comunidade não era recomendado há muitas décadas.

A OMS, o CDC (EUA) e o ECDC (Europa) sustentavam essa posição com uma recente (Maio de 2020) revisão sistemática em que consideraram 10 RCTs, estudos de topo da evidência científica.

No entanto, decidiram passar a recomendar o seu uso em algumas circunstâncias.

De modo resumido, a OMS justifica assim a sua mudança de posição:

“Embora não haja evidências de que isso seja eficaz na redução da transmissão, há plausibilidade mecanicista para a eficácia potencial dessa medida.”

Desde aí mais estudos surgiram e as posições alteraram-se ligeiramente, especialmente da OMS e do ECDC.

A OMS refere mesmo num dos seus documentos orientadores:

“Há uma qualidade geral moderada de evidência de que as máscaras faciais não têm um efeito substancial na transmissão do vírus influenza.”

No entanto, baseada na “plausibilidade mecanicista” continua a recomendar o seu uso de forma condicional:

“Máscaras faciais usadas por pessoas assintomáticas são condicionalmente recomendadas em epidemias ou pandemias graves, para reduzir a transmissão na comunidade.”

Fazemos desta forma uma análise da correlação entre esse tipo de medidas e a mortalidade por Covid. Neste caso consideramos a introdução da máscara nos países europeus com, pelo menos, 5 milhões de habitantes. Recorremos a dados públicos e oficiais para o efeito.

Incluímos igualmente a referência às estações do ano pelo impacto que geralmente têm na mortalidade associada a pandemias neste continente.

Mais do que tirar conclusões para cada país, apresentamos a observação de todos os países (com um mínimo de 5 milhões de habitantes) em termos de mortalidade Covid, mediante as variáveis (uso de máscaras obrigatório indoor/ outdoor e sazonalidade).

Nota de cautela:  Estamos a observar a correlação entre variáveis, correlação não é forçosamente causalidade. Existem seguramente várias variáveis envolvidas.

Fonte de gráficos: Coronavirus Update (worldometers.info); ver referências (final)

Obrigatoriedade de utilização de máscaras na rua foi imposta de forma faseada no país desde junho de 2020
Obrigatoriedade de utilização de máscaras na rua foi imposta de forma faseada no país desde 31 julho
*Artigo elaborado em colaboração com Eduardo Pinto Leite

Referências:

Alemanha – https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-germany-idUSKBN275248. https://www.berlin.de/corona/en/measures.

Reino Unido – https://www.gov.uk/guidance/coronavirus-covid-19-safer-travel-guidance-for-passengers.

França – https://eco.sapo.pt/2020/07/29/nestas-cidades-o-uso-de-mascara-e-obrigatorio-em-todo-o-lado/. https://pt.euronews.com/2020/08/09/mascara-obrigatoria-nas-principais-ruas-de-paris.

Itália – https://tvi24.iol.pt/internacional/segunda-vaga/covid-19-italia-volta-a-fechar-discotecas-e-impoe-uso-obrigatorio-de-mascara-na-rua. https://www.dnoticias.pt/2020/10/7/75944-italia-aprova-uso-obrigatorio-de-mascara-ao-ar-livre.

Rússia – https://www.themoscowtimes.com/2020/07/09/moscow-lifts-outdoor-mask-requirements-as-new-coronavirus-cases-slow-a70834. https://www.voanews.com/covid-19-pandemic/russia-issues-national-mask-mandate-after-coronavirus-cases-surge. https://www.businessinsider.com/russia-issues-national-mask-mandate-covid-19-not-us-2020-10. https://meduza.io/en/news/2020/04/27/regions-across-russia-are-starting-to-require-people-to-wear-masks-in-public-settings.

Espanha – https://www.dn.pt/mundo/uso-de-mascara-na-rua-passa-a-ser-obrigatorio-na-regiao-espanhola-da-extremadura–12408753.htm. https://eco.sapo.pt/2020/07/29/nestas-cidades-o-uso-de-mascara-e-obrigatorio-em-todo-o-lado. https://www.abc.es/espana/madrid/abci-madrid-impone-obligatorio-mascarilla-y-limita-aforos-terrazas-y-reuniones-privadas-202007281225_noticia.html?ref=https:%2F%2Fwww.google.com%2F.

Polónia – https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-poland-idUSKBN26T1H6. https://www.lusa.pt/article/V_aoyPOm9fB2OkASOUrMHDMSZM5iuSI1/covid-19-pol%C3%B3nia-determina-uso-de-m%C3%A1scara-obrigat%C3%B3rio-em-espa%C3%A7os-p%C3%BAblicos.

Bélgica – https://www.brusselstimes.com/brussels-2/123792/people-flock-to-brussels-coronavirus-testing-centres-ahead-of-travels-abroad/. https://www.thebulletin.be/coronavirus-belgium-should-we-be-wearing-masks-0. https://www.brusselstimes.com/belgium/133606/overview-when-and-where-are-face-masks-still-mandatory-in-brussels-19-municipalities/.

Áustria – https://www.austria.info/en/service-and-facts/coronavirus-information/protective-measures. https://www.voanews.com/covid-19-pandemic/austria-reinstates-restrictions-new-covid-19-cases-surge.

Roménia – https://www.romania-insider.com/masks-compulsory-oudoors-csu-jul-2020. https://www.romania-insider.com/arafat-mask-outdoors-possibility-oct-2020. https://www.romania-insider.com/masks-mandatory-bucharest-aug-2020. https://www.romania-insider.com/romania-exceptions-masks-outdoors.

Grécia – https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-greece-idUSKCN24W2QH. https://www.ekathimerini.com/258473/article/ekathimerini/news/record-coronavirus-cases-bring-overnight-curfews-mandatory-mask-use.

Hungria – https://hungarytoday.hu/coronavirus-face-masks-mandatory-to-enter-budapest-shops-public-transport-taxis/.  https://hungarytoday.hu/coronavirus-mask-wearing-mandatory-at-open-air-events/. https://hungarytoday.hu/coronavirus-hungary-mandatory-mask-wearing-public-places-list/. https://hungarytoday.hu/coronavirus-face-masks-mandatory-restaurants-entertainment-venues/.

Eslováquia – https://korona.gov.sk/en/povinnost-nosit-rusko-okt-en/. https://www.cushmanwakefield.com/sk-sk/slovakia/insights/covid-19-impacts-slovakia-real-estate.

Bielorrússia – https://by.usembassy.gov/covid-19-information/?_ga=2.248478787.533431066.1613140373-1655741518.1613140373.

Sérvia – https://rs.n1info.com/english/news/a661327-masks-outdoors-recommended-not-mandatory-serbian-government-says/.

Gostou deste artigo? Apoie-nos no Patreon!

Comentários

Sem comentários ainda. Adicione o seu abaixo!


Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreva-se na nossa newsletter