Skip to content

14 crianças (até 17 anos) estiveram internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI) com Covid-19. A grande maioria (11), pertenciam a grupos de risco para Covid-19 grave, entre as quais a única vítima mortal. 60 crianças estiveram internadas com MIS-C (Síndrome Inflamatória Multissistémica), sem registo de vítimas mortais.

Na idade pediátrica, entre março de 2020 e 7 de dezembro de 2021, apenas um doente crónico faleceu com Covid-19, em Portugal. Estiveram internadas em UCI 14 crianças, apenas quatro não pertenciam a grupos de risco grave para a doença. 

O número de crianças  internadas em UCI com a MIS-C, uma condição da família da síndrome de Kawasaki, associada temporalmente à Covid-19, foi de 60. Não se registou qualquer óbito neste grupo. 

Estiveram igualmente internados outros doentes com teste PCR positivo para SARS-CoV-2, mas por outras causas, não relacionadas com a Covid-19. 

Quadros resumo UCI pediátrico

Fonte: EPICENTRE.PT. Registo nacional de casos pediátricos de Covid-19 com internamento hospitalar

* Fumador

Fonte: EPICENTRE.PT. Registo nacional de casos pediátricos de Covid-19 com internamento hospitalar

Como contexto, nos anos de 2020 e 2021 faleceram, até aos 14 anos de idade, 683 jovens em Portugal.

Fonte: EPICENTRE.PT (Registo nacional de casos pediátricos de Covid-19 com internamento hospitalar)

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.