Uma das áreas em que a Fundação Bill e Melinda Gates mais investe é a do jornalismo. Apesar de ser uma instituição de caridade, a fundação financia grandes multinacionais da área da comunicação social. Apresentamos os dados que conseguimos recolher da única forma de financiamento que é divulgada ao público – os donativos.
A BBC é o grupo de comunicação social mais financiado através de doações pela Fundação Gates, mas da lista constam igualmente outros grandes, e reconhecidos, media internacionais.
Doações Fundação Bill & Melinda Gates a grandes órgãos de comunicação social ocidentais (2009- mais recente disponível):
Fontes: Gatesfoundation: Doações comprometidas / Foundation maps
* Dados consultados até 26 de junho de 2021
** Os valores atribuídos à BBC, à NBC e ao El País apenas constam dos Foundation Maps. No caso da BBC, diversos valores tinham sido identificados em pesquisas anteriores no site da Fundação.
*** Os valores atribuídos ao The Guardian que se encontram entre parenteses, incluem transferências relacionadas com a empresa, mas para os Estados Unidos, e para a sua fundação.
Tópicos das doações
O principal tópico destas doações foi o da “Consciencialização e Análise da Saúde Pública e Desenvolvimento Global”. Os restantes tópicos foram:
– “Informar e envolver audiências de língua espanhola sobre temas prioritários relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável” (El País);
– “Apoiar a Education Nation Summit na Câmara Municipal de Professores e expandir a cobertura educativa” (NBC);
As doações à BBC têm descrições variadas, nomeadamente relacionadas com a saúde, o saneamento ou Igualdade de Género.
Doações a empresas de media não ocidentais
Apesar da maioria dos pagamentos a empresas de media multinacionais estar concentrado no mundo ocidental, a fundação Gates financia igualmente empresas privadas de outras regiões.
Por exemplo, o Nation Media Group, o maior grupo de media (não governamental) da África oriental e central, foi dos maiores beneficiários, dentro deste tipo de empresas. Recebeu 4,1 milhões de dólares durante este período.
Entre outros podemos encontrar a Al Jazeera, que recebeu um milhão de dólares em 2012.
Outros investimentos não revelados
Além desses apoios, a Fundação Gates afirma financiar “contratos de caridade diretos” e Investimentos Relacionados com Programas.
No entanto, esses financiamentos não constam da sua base de dados e não são públicos. Solicitámos essa informação junto da Fundação, mas não obtivemos resposta.
Impacto destes grandes media
Em geral, estes órgãos de comunicação social são bastante prestigiados e gozam de muita credibilidade junto de grande parte da população.
Além disso, têm, não só enormes audiências diretas, como as suas peças jornalísticas são citadas, ou mesmo apresentadas, por milhares de outros órgãos de comunicação social por todo o mundo.
Assim, independentemente do grau e do tipo de influência que estes apoios têm, e que analisaremos em artigos posteriores, é indiscutível que estas empresas têm um enorme impacto em termos da percepção mundial sobre vários assuntos.
A ponta do Iceberg?
Estas doações representam apenas uma pequena parte do valor atribuído nesta área. A grande maioria das doações é efetuada para outro tipo de organizações jornalísticas.
Atualização
Entretanto, entramos em contacto com a Fundação Bill & Melinda Gates para confirmar as doações feitas ao NBC e ao El País, dado que não as identificávamos no site da entidade.
A Fundação respondeu ao nosso email, confirmando que “concedeu financiamento de subvenções tanto ao El País como ao NBC”.
No próximo artigo veremos que tipo de entidades são, o que fazem e qual o âmbito desses apoios.