Em Inglaterra e no País de Gales, 4% das mortes Covid tiveram apenas a doença mencionada na certidão de óbito, durante os anos de 2020 e 2021. Estes dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (ONS, sigla em inglês) após um pedido de informação ao abrigo da iniciativa transparência e liberdade de informação (FOI, sigla em inglês).
Das perto de 150.000 mortes Covid, em Inglaterra e no País de Gales, apenas 6.183 tiveram a Covid como única causa de morte mencionada no certificado de óbito. As restantes tiveram, pelo menos, mais uma possível causa mencionada na certidão de óbito.
Outros países
Este valor está em linha com a informação disponibilizada por outros países. Por exemplo, no estudo feito em Itália, a percentagem de mortes Covid sem outras comorbilidades é de 2,9%.
Nesse caso, a informação é mais detalhada e é possível verificar que mais de 2/3 das mortes Covid têm 3 ou mais condições diagnosticadas previamente à Covid.
Pedido de autópsias
Neste pedido tinha também sido solicitado o número de autópsias concluídas.
A ONS respondeu que não tem disponíveis análises sobre o número de autópsias concluídas, apesar de o poder vir a fazer no futuro. No entanto, esse serviço estaria sujeito a “quadros jurídicos, controlos de divulgação, recursos e acordo de custos.”