O presidente brasileiro, Lula da Silva, fará depender a atribuição de apoios sociais à família do atestado de vacinação de bebés (a partir de seis meses), crianças e adolescentes. A vacinação destas faixas etárias está prevista já para março. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária atribuiu autorização às vacinas Coronavac (uso de emergência) e Pfizer (tipo de autorização não comunicado).
Numa intervenção recente, o presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou que os apoios sociais às famílias com filhos terão várias condicionantes, entre as quais a vacinação das crianças.
“O “Bolsa Família” volta com uma coisa importante: condicionantes… terceiro: a criança tem que ser vacinada, se não tiver atestado de vacina, a mãe perde o benefício; …”, disse.
Vacinação a partir dos seis meses de idade a partir de março
Segundo o Programa Nacional de Vacinação, será já a partir de março deste ano que a vacinação começará em crianças, a partir dos seis meses, e em adolescentes.
Vacinas covid para crianças e adolescentes no Brasil
Segundo a Secretaria de Saúde, existem duas vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para inoculação em crianças abaixo dos 12 anos: a da Pfizer/BioNTech (crianças dos seis meses aos 11 anos) e a da Coronavac/Butantan (crianças de seis a 17 anos, não imunocomprometidas).
A autorização da vacina Coronavac é para uso emergencial, enquanto o tipo de autorização concedida à Pfizer no Brasil não se encontra explicita nos comunicados da ANVISA.