No mês passado, foi aprovada, pela primeira vez, a comercialização de carne laboratorial nos estados unidos. A aprovação incide especificamente em produtos de duas empresas, ambas com investimentos de Bill Gates, que tem defendido, em múltiplos media, a substituição da carne “natural”. O próprio regulador, o Departamento de Agricultura, é, ele próprio, financiador de pelo menos uma dessas empresas.
O Departamento de Agricultura aprovou a comercialização de carne sintética por duas empresas: a Upside Foods e a Good Meat.
Entre os investidores dessas empresas, encontra-se Bill Gates e a Bill Gates Ventures. De recordar que Gates há algum tempo que vem defendendo a substituição da carne de origem natural por carne artificial junto de grandes media.
Curiosamente, o próprio Departamento de Agricultura, que aprovou a comercialização, é, ele próprio, investidor, pelo menos no caso da UPSIDE Foods.

Prioridades do Departamento de Agricultura dos estados unidos
A carne cultivada tem sido apresentada como uma das alternativas alimentares “amigas do ambiente”, nomeadamente por poderem contribuir para a redução de gases com efeito estufa.
A questão ambiental aparece mesmo como uma das quatro maiores prioridades da agência norte-americana.
