Um artigo publicado no Observador gerou uma onda de comentários críticos na página do jornal digital no Facebook. O artigo, que é patrocinado pela EDP, enumera as vantagens da mobilidade elétrica e chega mesmo a publicitar uma campanha comercial da própria empresa para carregamentos de carros elétricos. Centenas de utilizadores criticaram a parcialidade do conteúdo, que consideraram, em vários pontos, falso ou enganador.
Um artigo do jornal Observador sobre baterias e carros elétricos, e que foi patrocinado pela EDP, motivou centenas de comentários negativos no Facebook.
Críticas mais comuns
A grande maioria das críticas incidiram sobre: (1) a falta de independência devido aos patrocinadores; (2) os factos omitidos sobre as limitações ou problemas da “mobilidade elétrica”; (3) as informações enganosas, ou falsas, divulgadas; ou (4) a perda de privacidade e os sistemas de créditos sociais associados a algumas das políticas denominadas “verdes”.
Alguns dos comentários incluíram mesmo links de outros órgãos de comunicação social que desmentiam as informações apresentadas no artigo.
Publicidade explícita a campanhas da empresa patrocinadora
Após enaltecerem as vantagens dos carros elétricos, o artigo publicita uma campanha em curso da própria empresa e partilhar o link para os seus serviços de carregamento deste tipo de veículos.