Skip to content

O colapso das ações da Pfizer e da Moderna

O valor das ações das duas principais comercializadoras de vacinas covid desvalorizou fortemente, após ter disparado em 2021. As ações da Pfizer caíram para metade e as da Moderna para um valor seis vezes inferior. Ambas as companhias afirmam estar confiantes que, com o reinvestimento dos lucros obtidos durante a crise covid, consigam colocar no mercado novos produtos altamente lucrativos. A tecnologia mRNA é a grande aposta.

As duas principais distribuidoras de vacinas covid têm sofrido uma quebra acentuada do preço das suas ações. O facto de o vírus ser cada vez mais encarado como um vírus sazonal de constipação ou de gripe, e as dúvidas de muitos sobre a sua eficácia/segurança são as principais razões apontadas para a queda de expetativas de vendas dos produtos covid e o consequente ceticismo dos investidores.

Pfizer

As ações da Pfizer caíram para metade do seu valor máximo atingido durante a pandemia.

Fonte: https://finance.yahoo.com. Pfizer Inc.

As receitas da farmacêutica diminuíram em 2023 devido à forte quebra de procura dos produtos COVID-19, nomeadamente a vacina Comirnaty e o comprimido oral Paxlovid. Esse facto fez com que a empresa reduzisse a sua orientação de receitas para 2023 na ordem dos 40%, o que inclui uma diminuição de 7 biliões de dólares nas receitas do Paxlovid e de 2 biliões nas da vacina Comirnaty.

Ainda assim, a empresa prevê que as receitas combinadas dos dois fármacos no ano de 2023 atinjam cerca de 12,5 biliões de dólares.

Esse otimismo resulta, em parte, pelo facto de as dúvidas sobre se os seguros cobririam a vacinação covid, agora que as despesas de vacinação covid deixam de estar a cargo do estado, parecerem ter sido dissipadas, após intervenção do governo Biden.

Reinvestimento de lucros covid

Segundo a Yahoo Finance, os enormes lucros que a Pfizer gerou durante a covid, em 2021 e 2022, permitem à empresa suportar os seus planos de crescimento para a segunda metade desta década.

Entre os investimentos já feitos está a compra de inúmeras empresas, nomeadamente a Arena, a ReViral, a Biohaven e a Global Blood Therapeutics.

Além disso, esses lucros permitem à empresa investir, ainda mais em marketing e no lançamento de inúmeros novos produtos.

Moderna

A farmacêutica Moderna teve uma queda ainda maior do que a Pfizer e vale agora quase 6 vezes menos do que o seu valor máximo de setembro de 2021.

Fonte: https://finance.yahoo.com/Moderna Inc (MRNA)

A empresa que alavancou os seus resultados através das vacinas covid, viu os seus investidores fugirem em massa, com a quebra de vacinas e tratamentos para a doença.

Aposta na tecnologia mRNA

Para contrariar essa tendência e a dependência de produtos covid, a empresa irá investir os enormes lucros dos últimos anos na produção de novos produtos farmacêuticos.

A grande aposta é a tecnologia mRNA e tentar provar a sua eficácia, nomeadamente contra outras doenças como a gripe, o VSR (Vírus sincicial respiratório) e o cancro.

Referências:

Moderna Shares Slump Amid Concerns About COVID-19 Vaccine Demand (investopedia.com)

Biden administration draws commitment from health insurers to cover COVID-19 shots. The Hill.

Ver também:

CEO da Pfizer volta a recusar testemunhar sobre a negociação informal que levou aos mega-contratos com a  União Europeia

Supervisor confirma que CEO da Pfizer fez alegações enganosas sobre benefícios da vacinação infantil

DGS: Pais devem ser informados de risco de miocardite após vacinação Pfizer e da necessidade imediata de assistência em caso de sintomas

Vacinas Covid com 23,8 vezes mais notificações de reações adversas do que vacinas tradicionais

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.