Também nesta semana:
- O volte-face de Milei?
- Alunos portugueses pioraram o seu desempenho
- Inquérito à gestão covid: Boris Johnson afirma ter perdido 5.000 mensagens
- 215 milhões de doses de vacina covid para o lixo na UE
- Vídeo de Meloni sobre incompatibilidade com a cultura islâmica fica viral
- Ministro britânico afirma que os efeitos colaterais dos confinamentos foram muito subestimados
- Menos de um terço dos norte-americanos confia nos grandes média
1 – O volte-face de Milei?
De acordo com o telegraph, o recém-eleito presidente da Argentina terá dado “meia volta” e comprometeu-se com o acordo climático de Paris. Isto depois de ter afirmado que o aquecimento global era uma farsa e uma mentira socialista. O corpo da notícia, no entanto, não consubstancia totalmente o seu título.
2 – Alunos portugueses pioraram o seu desempenho
Os testes do PISA de 2022 mostram uma degradação do desempenho escolar dos alunos de 15 anos em Portugal, especialmente em matemática e em leitura. Os resultados a curto prazo revelam uma queda superior à média europeia, mas esse declínio foi generalizado. Apesar da resposta à covid ter tido uma reconhecida influência, parecem existir outros fenómenos que já vêm de trás que justificam estes resultados.
Fonte: PISA – PISA (oecd.org)
3 – Inquérito à gestão covid: Boris Johnson afirma ter perdido 5.000 mensagens
No inquérito à gestão covid no Reino Unido, Boris Johnson, afirma ter perdido 5.000 mensagens do seu WhatsApp. Johnson afirma não saber a razão certa, mas relaciona a perda de informação com uma quebra da app.
Fonte: Boris Johnson asked why he failed to provide WhatsApp messages to Covid Inquiry #itvnews – YouTube
4- 215 milhões de doses de vacina covid para o lixo na UE
De acordo com o jornal ECO, foram desperdiçadas cerca de 215 milhões de doses contra a Covid na UE. Já antes, o jornal Página Um noticiou que em Portugal a procura foi menos de metade do que a oferta, o que se cifrou num custo acrescido de 522 milhões de euros para os contribuintes.
Fonte: Países da UE “desperdiçam” 4 mil milhões em vacinas Covid – ECO (sapo.pt)
5 – Vídeo de Meloni sobre incompatibilidade com a cultura islâmica fica viral
Um vídeo antigo de Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, em que refere existir “um problema de compatibilidade entre a cultura islâmica e os valores e direitos da nossa civilização” tornou-se viral. No vídeo, ela firma também que a Arábia Saudita, onde a Sharia está em vigor, financia os centros culturais islâmicos e que “existe um processo de islamização muito distante dos valores da nossa civilização.” A data das declarações não foi divulgada.
6 – Ministro britânico afirma que os efeitos colaterais dos confinamentos foram muito subestimados
No inquérito covid britânico, e ao contrário dos restantes governantes, o primeiro-Ministro Rishi Sunak abordou as consequências económicas a longo prazo do confinamento. Para ele, o Reino Unido não discutiu de forma transparente os seus custos/benefícios e que muitos dos seus impactos são apenas sentidos a longo prazo e estão subestimadas. Referiu uma análise, publicada em agosto de 2020, que sugere que os danos do lockdown em Inglaterra eram cinco vezes superiores aos benefícios.
Fonte: Rishi Sunak: lockdown costs outweighed benefits – The Post (unherd.com)
7 – Menos de um terço dos norte-americanos confia nos grandes média
De acordo com uma sondagem da Gallup, a confiança dos norte-americanos nos seus média atingiu um mínimo histórico. Apenas 32% confia “muito” ou “razoavelmente” que os grandes meios de comunicação social relatam as notícias de uma forma “completa, justa e precisa”. Por outro lado, 29% não tem muita confiança e 39% não tem nenhuma. Em contraste, apesar de alguma quebra, Portugal continua a ser dos países em que a maioria das pessoas continua a confiar nos média mainstream (58%). Na europa, apenas a Finlândia revela maior confiança.
Fontes:
Media Confidence in U.S. Matches 2016 Record Low (gallup.com)