A cobertura inicial de alguns média sobre a tentativa de assassinato de Trump levantou várias críticas. A mais visada foi a CNN, que reportou que o ex-presidente foi retirado do comício após ter “caído no chão”. Isto, apesar de nas imagens disponíveis na altura, ser claramente visível que Trump se agachou, após o que, já na altura, pareciam ser tiros, e ter sido atingido numa orelha. A situação tem levado a um conjunto de montagens satíricas, que ironizam sobre a cobertura dada ao acontecimento.
“Os serviços secretos retiram Trump do palco depois de ter caído num comício” foi a forma como incialmente a CNN relatou a tentativa de assassinato do ex-presidente, novamente candidato, Donald Trump. A CNN chegou mesmo a afirmar que Trump “caiu no chão” durante o comício na Pensilvânia.
Live updates: The latest on the 2024 campaign ahead of the RNC | CNN Politics (archive.org)
No entanto, nas filmagens do comício podia-se facilmente verificar que Trump se agachou após terem sido ouvidos vários tiros e ter sido atingido numa orelha. Como se pode ver, não sofreu qualquer queda, ao contrário do que foi noticiado.
Posteriormente, a CNN corrigiu esse título, mas sem avisar os leitores da correção dessa informação falsa.
Apesar dessa informação inicial ser comprovadamente enganosa, muitos orgãos de cominicação social propagaram-na e alguns nem sequer a corrigiram.
Fonte: JUST-IN: Secret Service Agents Rush Trump Off Stage After Falling At Rally (leadership.ng)
Outros títulos enganosos
Mas a CNN não esteve sozinha na forma enganosa como reportou o atentado. A USA Today, conhecida pelos seus fact checks, refere que o ex-presidente foi retirado do palco depois de se ter assustado com o barulho.
“Trump é retirado do palco pelos Serviços Secretos depois de o ex-presidente e o público se terem assustado com o barulho”.
Fonte: Donald Trump removed from stage in rally (usatoday.com)
Montagens humoristicas sobre a cobertura inicial da CNN ao atentado
A forma como a tentativa de assassinato foi reportada levou, aliás, a muitas montagens irónicas, tendo como especial alvo a CNN.
Ver também:
CNN Portugal oculta utilização de imagens falsas sobre a guerra na Ucrânia – The Blind Spot