Esta semana, Alexandra Leitão, dirigente socialista e comentadora no programa Princípio da Incerteza, da CNN, afirmou que o recém-eleito presidente, Donald Trump, “atacou o Capitólio” e disse que “não vai haver mais eleições”. Ora, as suas declarações conhecidas, antes dos incidentes graves no Capitólio, foram de incentivo a uma “manifestação pacífica”, e não a um qualquer ataque. Também a afirmação do “fim das eleições” nunca ocorreu, dado que Trump apenas apelou a um grupo eleitoral avesso a ir às urnas (cristãos) para que votassem pelo menos desta vez. Ambas as afirmações foram desmentidas, mesmo por fact-checkers próximos do Partido Democrata. Questionámos a deputada do PS sobre estes factos, mas não obtivemos resposta.
Esta semana, na CNN, comentando sobre o resultado das presidenciais norte-americanas, Alexandra Leitão, deputada e dirigente socialista, e que é igualmente professora de Direito, afirmou que os americanos não valorizaram a democracia ao elegerem Donald Trump, porque o candidato “atacou o Capitólio” e disse que “não vai haver mais eleições” nos Estados Unidos.
“[Os americanos] Escolheram alguém que diz que não vai haver mais eleições, que é contra a constituição, que atacou o Capitólio porque não aceitou eleições livres(…)”, afirmou a deputada Alexandra Leitão em O Princípio da Incerteza – 18 de novembro de 2024 | O Princípio da Incerteza | TVI Player.
No entanto, estas alegações são infundadas – algo que já foi até esclarecido por órgãos de comunicação social norte-americanos e alvo de “verificação de factos” pelo Snopes, um dos principais fact-checkers americanos, e reconhecidamente de inclinação favorável ao Partido Democrata (esquerda do espetro político).
Ataque ao Capitólio
Existindo diferentes perspetivas sobre esses acontecimentos e de que forma as palavras de Trump os influenciaram, não existem nas suas declarações conhecidas incentivos a um qualquer ataque, mas sim a uma manifestação pacífica.
Tal como se pode ler num artigo de fact-checking do Snopes: “Em suma, o presidente apelou aos apoiantes para que marchassem ou caminhassem “pacífica e patrioticamente” até ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, para exortar os membros do Senado a desafiarem a votação do Colégio Eleitoral num procedimento constitucionalmente obrigatório para afirmar a vitória de Biden, sem usar as palavras “tempestade”, “violação” ou “invasão” do edifício federal.”
“Fim” das eleições
Quando afirmou numa conferência, em julho passado, que os cristãos não precisariam de votar novamente se fosse eleito presidente, Trump não estava a insinuar que iria implementar uma ditadura; mas sim a apelar ao voto da sua audiência, tendo em conta a sua baixa propensão para votar, e assegurando que tudo iria ficar tão bem “resolvido” no país com a sua governação, que os cristãos nunca mais precisariam de votar.
Isto foi clarificado pelo próprio:
“Eu disse, votem em mim. Não vão ter de o fazer nunca mais. É verdade, porque temos de fazer com que o voto seja divulgado. Os cristãos não são conhecidos como um grande grupo de votantes. Não votam, e eu estou a explicar-lhes isso: Vocês nunca votam – desta vez, votem. Eu vou endireitar o país. Não vão precisar de votar mais. Não vou precisar do vosso voto…”
E originou também um artigo de fact-check do Snopes, que confirma as suas declarações em que, independentemente de diferentes interpretações, ele não diz que “não vai haver mais eleições”.
Perguntas do The Blind Spot a Alexandra Leitão
Por estes motivos, confrontámos a deputada Alexandra Leitão com as seguintes questões:
1 – Em que se sustentou para afirmar fazer essas afirmações, visto que até fact-checkers da área política oposta a Donald Trump as desmentem?
2 – Perante estes factos, tenciona contextualizar junto dos telespectadores a sua afirmação onde, de forma implícita, sugere que Donald Trump pretendia impor uma ditadura por ter declarado que não existiriam mais eleições?
3- Tenciona contextualizar junto dos telespectadores a sua afirmação em que alega que Trump “atacou o Capitólio”?
Contudo, até ao momento em que escrevemos este artigo, não obtivemos qualquer resposta.
Fontes:
O Princípio da Incerteza – 18 de novembro de 2024 | O Princípio da Incerteza | TVI Player
Did Trump Tell Supporters to Storm the Capitol on Jan. 6, 2021? | Snopes.com
Trump Told Crowd ‘You Won’t Have to Vote Anymore’ in 4 Years? | Snopes.com