O jornalista Ireneu Teixeira, que comenta no canal NOW a guerra da Ucrânia e outros temas, disse ao The Blind Spot que o vídeo da Fox News de 2014 que transmitiu na sexta-feira passada alegando ser recente lhe foi “passado por WhatsApp” e que não teve tempo de o verificar. Apesar de ter carteira de jornalista ativa (com o nome Ireneu Ribeiro), o comentador disse não conseguir confirmar muitas das informações que divulga no noticiário do Now por “manifesta falta de tempo”. “São intervenções diárias, muito longas, demasiados temas e para quem mora longe de Lisboa”, afirmou, acrescentando que “é humanamente impossível confirmar a veracidade das mesmas” e que várias não são da sua competência. Uma vez que não obtivemos resposta do Now e que as informações falsas não foram corrigidas, o The Blind Spot apresentou hoje uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra o canal da Medialivre.
Depois de, na passada sexta-feira, ter apresentado no canal Now um vídeo da Fox News de 2014 que disse ser do dia anterior, o comentador Ireneu Teixeira justificou o erro com o facto de o vídeo não ser seu e com o pouco tempo de que dispôs para verificar a data e o contexto do mesmo.
“O vídeo não era meu. E desconhecia a data. Corrigi um sobre um foguetão. Se soubesse desse erro cronológico, também o teria feito. Se reparar com atenção, por intervenção chegam a ser exibidas cerca de 50 imagens, é humanamente impossível confirmar a veracidade das mesmas. Sendo que várias nem são da minha competência”, explicou ao The Blind Spot.
Embora tenha frisado que muitas das imagens apresentadas durante o noticiário não são da sua “competência”, Ireneu Teixeira confirmou, no entanto, que a transmissão do vídeo foi sua iniciativa, e não do Now: “O vídeo da Fox foi da minha irresponsabilidade (deveria querer dizer responsabilidade), passado por WhatsApp e sem tempo para o verificar”.
E, ao que parece, o engano não foi um caso isolado, sendo frequente o comentador partilhar dados com os telespectadores sem a devida verificação. “Infelizmente, não consigo confirmar muitas das informações, por manifesta falta de tempo. São intervenções diárias, muito longas, demasiados temas e para quem mora longe de Lisboa”, justificou.
Mesmo assim, após ter sido questionado pelo The Blind Spot, Ireneu Teixeira não corrigiu o lapso.
Saliente-se que, apesar de participar no noticiário do Now apenas como comentador, Ireneu Teixeira tem carteira profissional de jornalista ativa (CP- 2167, com o apelido “Ribeiro”). Sendo jornalista, é ainda mais caricato que o comentador não verifique a fiabilidade dos dados que divulga por “falta de tempo”.
Como o The Blind Spot noticiou esta terça-feira, Ireneu Teixeira mostrou um vídeo em que, num programa da Fox News, a ex-juíza e apresentadora Jeanine Pirro exclamava “Bomb them! [bombardeiem-nos!]” repetidas vezes, referindo-se aos terroristas islâmicos. No entanto, o comentador interpretou o apelo da apresentadora como uma intenção dos Estados Unidos de bombardearem a Rússia. Ao contrário do que alegou, porém, o vídeo não visava os russos, mas sim o Estado Islâmico, e havia sido transmitido há mais de 10 anos.
Por ter deixado passar em branco esta informação enganadora – que constitui desinformação – e uma clara violação de várias normas legais e deontógicas, o The Blind Spot apresentou hoje uma queixa contra o canal NOW na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Ver também: