Skip to content

Médicos pedem suspensão imediata das vacinas covid: níveis de ADN detectados associados a desenvolvimento de cancro

Um grupo de 53 médicos e de outros profissionais de saúde portugueses subscreveram uma carta internacional que pede a suspensão imediata das vacinas covid de mRNA mensageiro (Pfizer e Moderna). O pedido vem na sequência de vários estudos publicados que detectaram níveis de ADN muito superiores aos limites permitidos, e descobriram que as nanopartículas lipídicas usadas nestas vacinas possibilitam que esse ADN atravesse células de diversos órgãos, nomeadamente do cérebro e dos ovários. A inserção desse ADN estranho ao genoma humano está associado ao desenvolvimento de cancro e de outras doenças muito graves. 

O NORTH Group, um colectivo europeu de médicos, outros profissionais de saúde e membros da sociedade civil que pretende alertar para os eventuais perigos das vacinas contra a covid-19, enviou uma carta aos chefes de Estado de vários países europeus, apelando à suspensão imediata das vacinas covid baseadas em mRNA mensageiro modificado. O grupo considera que a segurança pública está em risco e pede que sejam revistas, com urgência, as práticas regulatórias e de fabricação das vacinas. 

Em Portugal, este documento já conta com mais de 53 subscritores, nos quais se incluem 37 médicos e 16 outros profissionais de saúde. A primeira subscritora da carta é a cardiologista Teresa Gomes Mota.  

Com base em vários estudos internacionais, o documento tece diversos argumentos para a suspensão da vacinação. Por um lado, alerta para o facto de terem sido identificados níveis excessivos de ADN plasmídeo residual em frascos das vacinas Pfizer e Moderna, e para os riscos da integração deste ADN no genoma humano através das nanopartículas lipídicas (NPLs); algo que, alegam os subscritores, poderá causar instabilidade genética e doenças graves, como o cancro. Este ADN deriva de bactérias e é usado no processo de fabricação, mas deveria ter sido completamente removido, para que não houvesse risco de contaminação. 

Para os subscritores da carta, esta contaminação poderá acarretar riscos não só para os indivíduos vacinados, mas também para as gerações futuras.  

Destacam também um número sem precedentes de notificações de reacções adversas graves, incluindo mortes, e salientam as diferenças nos efeitos colaterais entre os vários lotes. Nesse sentido, citam estudos revistos por pares que indicam que a inconsistência na fabricação pode ter aumentado os riscos para alguns indivíduos.  

São também citados diversos estudos e relatórios de países como a Austrália, o Canadá, a França e a Alemanha, além de cartas e algumas decisões de autoridades de Saúde, nomeadamente, a suspensão temporária das vacinas em algumas localidades na Austrália. 

Por outro lado, a carta aponta ainda que as vacinas contra a covid nunca foram testadas quanto à sua capacidade de bloquear a transmissão viral.  

Além da suspensão da vacinação, o grupo pede uma investigação independente e transparente sobre os processos regulatórios, e que seja comprovada cientificamente a segurança das vacinas para a saúde humana.  

Com esta iniciativa, os subscritores pretendem responsabilizar as autoridades de Saúde e os fabricantes, e destacam a necessidade de maior transparência no uso deste tipo tecnologias de mRNA.   

Leia o documento completo aqui

Ver também: 

Reações adversas das vacinas covid: Governo mantém-se em silêncio sobre indemnizações às vítimas  – The Blind Spot 

Testemunhos de reações adversas comprovadas às vacinas covid censurados pelo YouTube – The Blind Spot 

Petição pede programa de indemnizações para lesados das vacinas covid – The Blind Spot 

Miocardite pós vacina covid: Maioria dos jovens apresenta lesões cardíacas persistentes – The Blind Spot 

Regulador que omitiu efeitos adversos de vacinas Covid recebeu 4,2 milhões da fundação Gates – The Blind Spot (assinantes) 

EUA: 85% dos profissionais de saúde rejeitaram a vacina contra a covid-19 – The Blind Spot 

Canadá: denunciantes revelam incentivos da indústria de ensaios clínicos para ocultarem reações adversas – The Blind Spot

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.