Está a decorrer entre hoje, 30 de março e 2 de abril, a International Covid Summit (ICS). A cimeira foi criada por médicos e profissionais de saúde de todo o mundo, de diferentes áreas, para “agregar, partilhar, discutir e analisar sem censura as suas experiências e descobertas para encontrar tratamentos seguros e efetivos para a Covid-19 e todas as complicações associadas”, conforme se pode ler no site da ICS. O encontro decorre em Marselha e Massy, em França, e está a ser transmitido em direto no site da ICS.
Os dois primeiros dias são dedicados ao tema “Covid-19: primeira avaliação do conhecimento e controvérsias científicas” e estão divididos em quatro blocos: a questão biológica, a questão epidemiológica, a questão do cuidado dos doentes e as controvérsias intelectuais e científicas. As apresentações do colóquio, que está a decorrer em Marselha, são feitas por mais de 20 médicos e cientistas, onde destacam-se alguns nomes que têm estado bastante ativos na difusão de mensagens alternativas sobre a Covid-19 e que são geralmente censurados nos grandes meios de comunicação social e alvo de fact-checkers. É o caso de Robert Malone, Peter McCullough e Pierre Kory, entre outros.
A cimeira do dia 1 de abril é dedicada ao tema “Dados médicos da Covid” e decorre em Massy, perto de Paris. A sessão, que decorre à porta fechada e é transmitida em direto no site da ICS, inicia-se com um vídeo de homenagem a Luc Montagnier, o virologista recentemente falecido que ganhou o prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2008 pelas suas descobertas e trabalho sobre o vírus do HIV. Durante o dia serão abordados temas como a censura, propaganda e consentimento informado, ética médica, erros terapêuticos, campanhas de desinformação sobre a hidroxicloroquina e estudos sobre a ivermectina no tratamento da Covid-19, efeitos sobre as crianças das medidas Covid e reações adversas das vacinas Covid, entre outros.
O último dia é aberto ao público e contará com a presença, além dos mais de 20 médicos que participam na cimeira internacional, com o membro do Parlamento Europeu Ivan Sincic, que faz parte de um grupo de parlamentares que têm contestado as medidas europeias de gestão da doença.
Esta será a 2ª edição do International Covid Summit – a primeira decorreu em Roma, Itália, em setembro de 2021. Na altura, a iniciativa chamou a atenção de Senadores em Roma e os participantes foram convidados a falarem no edifício do Parlamento italiano para partilharem as suas pesquisas sobre a Covid-19.