A RTP é reincidente na exibição de imagens falsas. No início da guerra na Ucrânia, o Telejornal exibiu imagens de conflitos no país ocorridos há oito anos, como estivessem a ocorrer no momento. Recentemente, a RTP mostrou imagens de festejos de uma equipa de futebol na Croácia como se fossem a reação à eleição de Lula da Silva como presidente do Brasil.
A 1 de março de 2022 José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos jornalistas da RTP, estava em Lviv, na Ucrânia, a fazer uma reportagem sobre o fabrico artesanal de cocktails-molotov pelos civis. Durante a sua peça jornalística, Rodrigues dos Santos explica que “é assim que os civis estão a combater os tanques russos, aqui na Ucrânia, e há na Internet muitos vídeos que mostram isso mesmo” (minuto 20 do Telejornal).
Só que as imagens exibidas no YouTube remontam a fevereiro de 2014, durante os protestos de civis contra forças ucranianas em Kiev, naquilo que ficou conhecida como a Revolução da Dignidade.
O The Blind Spot montou os dois vídeos para que, através do sincronismo das imagens de 2022 e 2014, se possa confirmar que as imagens exibidas pela RTP estão fora do contexto, induzindo em erro os telespectadores. Em ambos os vídeos é visível a data de exibição. No caso do YouTube, é apresentada a tradução da descrição do vídeo de ucraniano para português.
RTP e CNN com historial de imagens falsas
Conforme o The Blind Spot noticiou recentemente, após a projeção da vitória de Lula da Silva nas presidenciais, a 30 de outubro, a RTP 3 apresentou imagens de uma comemoração clubística como sendo imagens de comemoração da eleição.
O canal de informação estatal apresentou, por duas vezes, imagens de um forte fogo de artifício que cobria o céu de vermelho. As imagens eram supostos diretos que ilustravam as celebrações dos brasileiros, após ter sido projetada a vitória do candidato Lula da Silva.
No momento em que passam as segundas imagens do fogo de artifício a jornalista afirma mesmo: “Estas são imagens que estamos a receber em direto. Um imenso céu vermelho.”
Também no mês passado, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) confirmou que a CNN Portugal exibiu imagens de falsos ataques aéreos à Ucrânia que, afinal, foram retiradas de um videojogo. No entanto, o canal optou por nunca esclarecer a situação junto dos telespetadores. A deliberação do regulador critica a CNN Portugal mas acabou por apenas recomendar o reconhecimento público do erro.
Leia também:
CNN Portugal oculta utilização de imagens falsas sobre a guerra na Ucrânia – The Blind Spot