Um grupo de cidadãos holandeses que sofreram reacções adversas às vacinas da covid avançaram com uma acção civil contra destacadas figuras públicas – que incluem o multimilionário Bill Gates, o ex-primeiro-ministro Mark Rutte e o CEO da Pfizer. A primeira audiência teve lugar no passado dia 9 de Julho, e as vítimas seriam representadas por Arno Van Kessel, mas o advogado foi detido quatro semanas antes. Segundo as autoridades, é suspeito de pertencer a uma “rede criminosa” de pessoas que perfilham “ideias anti-institucionais” e teriam “o objectivo de adquirir ou querer usar armas e/ou substâncias perigosas”.
O advogado que em 2023 avançou com um processo civil nos Países Baixos contra Bill Gates, o CEO da Pfizer e o ex-primeiro-ministro holandês Mark Rutte, foi detido no início de Junho, tendo ficado em prisão preventiva e sido impedido de comparecer na primeira audiência, que teve lugar no passado dia 9 de Julho no Tribunal Distrital de Leeuwarden. Arno Van Kessel, de 62 anos, representava um grupo de sete pessoas que sofreram reacções adversas à vacinação contra a covid-19 e acusam Gates e o Estado holandês de saberem previamente que as vacinas não seriam seguras e eficazes. As vítimas pedem indemnizações e dizem ter sido “deliberadamente induzidas” a vacinarem-se.
Segundo o jornal holandês AD, as autoridades policiais prenderam Van Kessel juntamente com mais sete pessoas, no âmbito de uma investigação da polícia e do Ministério Público “que se concentra numa rede criminosa, na qual uma grande proporção dos suspeitos detidos adere a ideias anti-institucionais e pode ter a intenção de usar a violência”.
Num comunicado de imprensa, as próprias autoridades holandesas confirmaram que no dia 11 de Junho oito pessoas tinham sido presas em várias localidades do país, por suspeita de “cometer crimes em conjunto, com o objectivo de adquirir ou querer usar armas e/ou substâncias perigosas”. Além das detenções, foram também realizadas buscas, em que terão sido encontrados e apreendidos “armas e munições, narcóticos, possíveis explosivos e substâncias potencialmente perigosas”, bem como telemóveis e computadores.
Os oito suspeitos, com idades entre os 39 e os 74 anos, foram mantidos em prisão preventiva e a investigação estará ainda a decorrer, sendo que a polícia não excluiu a hipótese de mais pessoas virem a ser detidas.
Quanto a Kessel, que não pôde marcar presença no tribunal, foi substituído pelo seu ‘número dois’, o advogado Peter Stassen, que não quis comentar a detenção.
Os cidadãos “soberanos”
Mas afinal, quem são estas pessoas que as autoridades acusam de aderirem a “ideias anti-institucionais”? De acordo com a imprensa holandesa, trata-se de um conjunto de cidadãos que se proclamam “soberanos” e que têm estado cada vez mais ‘na mira’ da polícia por, supostamente, não reconhecerem a autoridade do actual Estado de direito.
De um modo geral, estes “cidadãos soberanos” – ou autonomen, na designação holandesa – pretendem libertar-se das regras impostas pela sociedade, incluindo, por exemplo, do pagamento de impostos, de seguros de saúde ou rendas.
O ‘fenómeno’, que parece ter ganho tracção nos últimos anos, tem causado algum alarme entre as entidades judiciais no país, e no final de 2023 levou até o Supremo Tribunal a apelar a algum tipo de acção no sentido de se apurar as causas por trás do seu crescimento.
De facto, a ameaça que as autoridades identificam nos autonomen é de tal ordem, que são vigiados pela agência nacional anti-terrorismo, a NCTV, que há menos de dois anos calculava que pelo menos 10 mil pessoas já tinham aderido ao movimento.
Aliás, para a Agência Nacional de Segurança (AIVD), este grupo pertenceria a um movimento mais abrangente que promove “extremismo anti-institucional” para combater uma “elite malévola” e opressora, segundo o jornal Dutch News.
Inclusivamente, antes desta investigaçao que culminou com a detenção de Arno Van Kessel, outras pessoas já teriam sido detidas. Em Fevereiro deste ano, algumas foram mesmo condenadas a penas de prisão. Entre outras coisas, as autoridades dizem-se preocupadas com a possibilidade de estes cidadãos poderem recorrer à violência.
Fontes
Supreme court raises the alarm over “sovereign citizens”: Trouw – DutchNews.nl
Onderzoek naar crimineel netwerk: acht verdachten aangehouden | politie.nl
Bill Gates was not ‘indicted’ over Covid-19 vaccine activism | Fact Check
