Gestores da rede eléctrica europeia avisam para o disparar de picos de tensão e risco de “apagões”

A rápida expansão da energia solar na Europa está a levar o sistema eléctrico ao limite – o alerta é de operadores de rede ouvidos pela Bloomberg, que admitem não ter ferramentas suficientes para equilibrar a produção, que aumenta a um ritmo acelerado. Com picos de tensão cada vez mais frequentes, os gestores alertam que o risco de um novo apagão como aquele que atingiu Portugal e Espanha em Abril é elevado. Em Junho passado, a energia solar já foi, pela primeira vez, a principal fonte de electricidade da União Europeia.

O enorme (e acelerado) crescimento da energia solar nos últimos anos está a levar o sistema eléctrico da Europa “ao limite”, alertam vários operadores ouvidos pela revista Bloomberg. Os gestores das redes eléctricas europeias dizem não possuir actualmente as ferramentas necessárias para equilibrar os efeitos da energia solar, e avisam que o apagão que atingiu Portugal e Espanha em Abril passado não será o último.

Recorde-se que, dentro da União Europeia (UE), o ‘frenesim’ para investir nas energias renováveis (apelidadas de “verdes”) foi impulsionado pelas metas climáticas, como a neutralidade carbónica, com vista a conter as alterações climáticas e cumprir a meta de 1,5ºC de aquecimento do planeta, firmada no Acordo de Paris.

Mas, para Jan Vorrick, que foi responsável por controlar a rede eléctrica holandesa por mais de 10 anos, “a velocidade da mudança é extrema”. E, tal como salienta a Bloomberg, a rapidez com que se têm construído parques solares ultrapassou até as próprias previsões do sector. De facto, desde 2020, ano em que se instalaram na Europa 23 gigawatts de energia solar, todos os anos se têm registado novos recordes. E, atingindo-se os 69,2 gigawatts previstos até ao final de 2025, significa que o aumento da capacidade terá quadruplicado na última década.

Salas de controlo vivem picos inéditos

As consequências desta ‘explosão’ da energia solar sentem-se, desde logo, nas salas de controlo, onde os gestores relatam picos de tensão e alarmes a disparar regularmente devido à sobrecarga da rede; um cenário que contrasta com a relativa acalmia e tranquilidade que, segundo dizem, se vivia nessas mesmas salas em 2009. Durante muito tempo, aliás, o problema mais comum era a baixa tensão, mas essa realidade inverteu-se com o aumento da energia solar.

Embora assegurem que a situação ainda é gerível, admitem que “não é fácil” e que as dificuldades têm crescido.

De acordo com dados do think tank Ember, citados pela Bloomberg, Junho passado foi o primeiro mês da história em que esta energia renovável representou a maior fonte de electricidade na UE.

Riscos não fazem abrandar produção

E apesar das dificuldades crescentes, a tendência actual manter-se-á: de acordo com a Agência Internacional de Energia, a energia solar deverá tornar-se a maior fonte de energia supostamente “limpa” do mundo já no final desta década. Um dos peritos entrevistados pela Bloomerg, aliás, acredita que o futuro na UE passa mesmo pelas transição a 100% para as energias renováveis.

Por isso, neste contexto, “a questão agora para a Europa é se ela conseguirá modernizar a sua rede eléctrica com rapidez suficiente para evitar outro apagão dramático”, como o de Abril, que afectou mais de 50 milhões de pessoas.

Até porque, tal como os dados disponíveis até ao momento apontam, a alta tensão na rede que levou ao apagão foi precisamente a “desconexão repentina” dos painéis solares em funcionamento.

Estes picos de tensão, refere-se ainda no artigo, estão a acontecer com cada vez maior frequência, tendo-se registado no ano passado um recorde de 8.645 ocorrências – uma subida de mais de 2.000% face a 2015, em que houve apenas 34 alertas, de acordo com os dados da Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão de Electricidade (Entso-e). “É como receber um alerta quase a cada hora, em comparação com menos de três alertas por mês há uma década”, resume a Bloomberg.

Fontes:

Europe’s Solar Power Boom Is Pushing Energy Grids to The Limit

Ver também:

Apagão Ibérico: Relatório expõe dependência excessiva de energias solar e eólica – The Blind Spot

Gestor de fundo de investimento ‘verde’ diz que sector das energias ‘limpas’ está morto – The Blind Spot

Exploração de lítio: A história negra das baterias “verdes” – The Blind Spot

error: Content is protected !!