Convidada do programa “Guerra e Paz”, de Germano Almeida, Judite de Sousa, licenciada em História, afirmou que “os japoneses atacaram Pearl Harbor porque levaram com duas bombas atómicas”. A declaração inverte a cronologia histórica, uma vez que o ataque japonês a Pearl Harbor ocorreu em 1941 e as bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki foram lançadas apenas em 1945. Durante o programa, nem a jornalista presente nem Germano Almeida, apresentado pelo canal como “especialista em assuntos internacionais”, corrigiram a afirmação.
Na sexta-feira, 18 de abril, por volta das 23h51, Judite de Sousa, convidada do programa “Guerra e Paz”, de Germano Almeida, afirmou que “os japoneses atacaram Pearl Harbor porque os japoneses levaram com duas bombas atómicas”.
A declaração é falsa, porque inverte em vários anos a sequência dos acontecimentos históricos. Além disso, nem a jornalista presente nem Germano Almeida, apresentador e autor do programa, corrigiram a informação. Ao responder com um “sim, sim”, Germano Almeida pareceu validar a alegação.
Recorde-se que Germano Almeida foi apresentado pelo canal como sendo um “especialista em assuntos internacionais” apesar do seu escasso currículo nessa área, que apenas incluía a autoria de livros exatamente sobre os Estados Unidos.
O caso foi depois assinalado nas redes sociais, onde vários utilizadores manifestaram indignação perante as declarações.
Percurso de Judite de Sousa
A gravidade da afirmação ganha relevo quando se considera o percurso académico e profissional de Judite de Sousa.
Judite de Sousa é licenciada em licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e foi professora de Jornalismo e Comunicação Televisiva História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e de Jornalismo e Comunicação Televisiva no ISCEM.
É também uma das jornalistas mais reconhecidas em Portugal, com passagens por algumas das principais redações do país:
- na RTP, foi diretora-adjunta de Informação durante cerca de 20 anos e destacou-se na apresentação do “Telejornal” e do “Jornal da Tarde”;
- na TVI, assumiu o cargo de diretora-adjunta de Informação e foi o principal rosto do “Jornal das 8”, entre 2011 e 2019;
- na CNN Portugal, integrou a equipa fundadora, abrindo as emissões do canal em novembro de 2022;
- no NOW, regressou à televisão em 2024 com um programa de entrevistas e análise.
Distinções e condecorações
Entre as distinções recebidas contam-se:
- Comendadora da Ordem de Mérito, distinção atribuída em 2005 pelo Presidente Jorge Sampaio;
- Prémio Bordalo de Jornalismo, recebido em 1995;
- Prémios TV 7 Dias para Melhor Apresentadora de Informação, em 2011 e 2012.
Fonte:
Guerra e Paz | 295 | Judite Sousa (2ª parte) – Guerra e Paz – Now
Ver também:
Queixa The Blind Spot à ERC: Canal NOW condenado por repetida desinformação – The Blind Spot
Depois de condenação da ERC por ‘fake news’, canal NOW reincide em informações falsas – The Blind SpotComentador do NOW justifica divulgação de informações falsas com “falta de tempo” para as confirmar – The Blind Spot
