Teoria do Cultivo ou Incubação

ByMiguel Lobo

12 de Abril, 2024

A teoria do cultivo ou incubação designa-se pelo uso parasitÔrio da linguagem, proferindo-se palavras-chave repetitivamente de forma a induzir um estado de medo constante. Trata-se de uma teoria sociocultural sobre o papel da televisão na formação das perceções, crenças, atitudes e valores dos telespectadores. Esta foi desenvolvida por George Gerbner, professor de comunicação e Larry Gross, argumentista e realizador.

A mencionada prÔtica é habitualmente adotada por políticos, professores, médicos, jornalistas e repórteres. Verbi gratia, George Bush pÓ-la em prÔtica como pretexto de invasão ao Médio Oriente.

O antigo presidente durante um dos discursos posteriores ao inĆ­cio da guerra, dispĆ“s ostensivamente de diferentes variaƧƵes da palavra ā€œterrorā€, ā€œarmasā€, ā€œnuclearā€ e menção ao paĆ­s Iraque. Ao todo, recorreu 13 vezes Ć  palavra ā€œterrorā€, 15 vezes Ć  palavra ā€œterroristasā€, 6 vezes Ć  palavra ā€œterrorismoā€, 55 vezes Ć  palavra ā€œIraqueā€, 35 vezes Ć  palavra ā€œarmaā€ e 16 vezes Ć  palavra ā€œnuclearā€.

Ainda, o próprio George Bush assumiu em 24 de maio de 2005, num encontro da Segurança Social, o seguinte:

ā€œĆ‰ a terceira vez que digo isto e provavelmente vou dizĆŖ-lo mais trĆŖs vezes. Na minha linha de trabalho, Ć© preciso repetir as coisas vezes sem conta para que a verdade se entranhe, para que a propaganda seja catapultada.ā€

Outrossim, seguidamente ao derrame de petróleo ā€œDeepwater Horizonā€, Barack Obama proferiu um discurso usando a mesma tĆ©cnica.. Constata-se que neste abundava ā€œplanos de batalhaā€, jargĆ£o militar e terminologia de Guerra, recorrendo-se a inĆŗmeros intertextos do 11 de setembro, provocando uma dessensibilização da audiĆŖncia ao adotar o derrame como um contexto de guerra. Todo este marketing linguĆ­stico visava insidiosamente familiarizar a população americana com crises experienciadas no passado.

Para concluir, crĆŖ-se que as palavras proferidas no cenĆ”rio mediĆ”tico sĆ£o de enorme relevĆ¢ncia para programar os espetadores com uma mensagem personalizada. Tal como o teórico da comunicação Marshall McLuhan afirmou: ā€œO meio Ć© a mensagemā€. Ou seja, a forma de um meio incorpora-se na mensagem, criando uma relação simbiótica atravĆ©s da qual o meio influencia a forma como a mensagem Ć© percecionada.

Diagrama que resume o processo da teoria do cultivo num ponto de vista psicológico – Miguel Lobo

Bibliografia

CheneyWatch1 (Realizador). (2010). George W Bush threatens Mushroom Cloud pt 1 [Filme]. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=jw9BJ_Kh7mE

Gross, G. G. (16 de junho de 1976). Living With Television: The Violence Profile. Living With Television: The Violence Profile, p. 27. Obtido de https://www.researchgate.net/publication/22223200_Living_With_Television_The_Violence_Profile

House, T. O. (Realizador). (2010). President Obama’s Oval Office Address on BP Oil Spill & Energy [Filme]. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=Gh76oepKFc8&t=14s

House, T. O. (Realizador). (2010). President Obama’s Oval Office Address on BP Oil Spill & Energy [Filme]. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=Gh76oepKFc8&t=15s

McLuhan, M. (2001). The Medium is the Massage. Desconhecida: Gingko Press.

spode99 (Realizador). (2006). Catapult the Propaganda [Filme]. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=VxnegxNEDAc

Do mesmo autor:

Os 5 filtros da propaganda – The Blind Spot

Deformação da Informação: Jornalismo de Investigação – The Blind Spot

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