Skip to content

Apenas 4 crianças dos 5 aos 11 anos internadas em UCI desde o início da pandemia devido à Covid-19

Em março de 2020, uma notícia divulgada em alguns jornais portugueses referia que 30 crianças estavam em estado grave devido à Covid-19, no Hospital Dona Estefânia.  Quase dois anos depois, Cristina Camilo, presidente da Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos revela que apenas quatro crianças dos 5 aos 11 anos estiveram internadas em UCI até ao momento.

No início da pandemia, alguns meios de comunicação portugueses, difundiram uma notícia com o seguinte título: “Coronavírus: Hospital Dona Estefânia tem 30 crianças em estado grave”.  Esta informação foi corrigida posteriormente em alguns jornais, reduzindo o número de crianças internadas para seis, mas tornou-se viral com os dados iniciais.

A notícia causou pânico entre as pessoas, dado que a mesma passava a mensagem de que várias crianças estavam internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) devido ao coronavírus.

Quase dois anos depois, em entrevista à RTP, Cristina Camilo, presidente da Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos, revela que desde o início da pandemia até agora, estiveram internadas em UCI devido à Covid-19, apenas quatro crianças dos 5 aos 11 anos e destas, três apresentavam comorbilidades importantes.

“Internamento em UCI até agora quatro crianças”

Este dado foi divulgado por Cristina Camilo, em entrevista, quando foi questionada se concordava com a vacinação de crianças na faixa etária dos 5 aos 11 anos.

A presidente da Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos afirmou que na sua opinião e tendo em conta “uma incidência de 0,04% de internamentos por doença covid, um número muito reduzido (…) vacinar todas as crianças saudáveis por uma questão de proteção pessoal para as crianças não é uma razão evidente, na medida em que as crianças têm na maior parte das vezes uma doença ligeira, ou mesmo assintomática.”

Cristina Camilo avançou também que a vacinação para crianças nesta faixa etária deveria ser considerada apenas para crianças com doenças graves.

“Neste momento e considerando que as crianças que tiveram maior gravidade da doença eram crianças com comorbilidades, portanto com doenças crónicas importantes, penso que nessas faz algum sentido considerar vacinar à semelhança dos outros grupos etários,” afirmou a presidente da Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos.

Desde o início da pandemia, estiveram internadas em UCI com doença Covid aguda, apenas quatro crianças dos 5 aos 11 anos, das quais três tinham comorbilidades importantes.

Nota: Título retificado para clarificar a idade das crianças internadas

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.