61% dos doentes internados em enfermaria no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foram admitidos por outros motivos principais, sem ser devido à doença aguda Covid. Em Coimbra, incluindo todos os polos do Centro Hospitalar e Universitário do distrito, 57% dos utentes internados em UCI estavam sem a doença Covid-19.
Atualmente, qualquer doente que fique internado num hospital tem de fazer o teste PCR para o SARS-CoV-2, mas ter PCR positiva para o vírus não significa ter a doença aguda covid.
Segundo a Dra. Cristina Camilo, em entrevista ao The Blind Spot, “as codificações dos processos não conseguem distinguir muitas vezes se a infeção a SARS-CoV-2 é a causa de internamento”.
Esta falta de escrutínio da informação, principalmente pelos meios de comunicação, pode muitas vezes levar a que seja difundida uma informação enganosa, pois os números não estão devidamente discriminados.
Para um maior esclarecimento destes números, questionamos vários hospitais do país sobre qual seria a percentagem de pessoas em UCI covid e em enfermaria covid, sem ser devido à doença aguda covid, mas por terem testado positivo.
Muitos hospitais ainda não transmitiram esta informação, mas o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra partilharam com o The Blind Spot os seguintes dados:
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Enfermaria COVID: 131 internados – lotação 142 (inclui todos os polos do CHUC- HG, HUC, HSC, HP e MBB)
Total de internados sem doença covid: 55
Taxa: 42%
UCI COVID: 7 internados – lotação – 12
Total de internados sem doença covid: 4
Taxa: 57%
Hospital Beatriz Ângelo
Enfermaria COVID: 84 internados – (lotação flexível)
Taxa de internados sem doença covid: 61%
UCI COVID: 6 internados – (lotação flexível)
Taxa de internados sem doença covid: 30%
Através destes dados, conseguimos aferir que no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra mais de metade dos internados em UCI, efetivamente 57%, estão hospitalizados por outros motivos principais, ou seja, sem doença aguda covid.
No caso do Hospital Beatriz Ângelo, a taxa de internados sem doença covid é superior em enfermaria, 61% dos doentes testaram positivo, mas estão internados por outros motivos.
Continuamos a aguardar mais dados de outros hospitais, que clarifiquem as percentagens de pessoas internadas em UCI e enfermaria covid, sem ser devido à doença aguda covid, mas por terem testado positivo para o SARS-CoV-2.
Edit: O valor das hospitalizações totais Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi retificado (de 45% para 43%).