Skip to content

Verificação de dados: em dois hospitais, 43% e 59% das hospitalizações Covid são devidas a outros motivos

61% dos doentes internados em enfermaria no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foram admitidos por outros motivos principais, sem ser devido à doença aguda Covid. Em Coimbra, incluindo todos os polos do Centro Hospitalar e Universitário do distrito, 57% dos utentes internados em UCI estavam sem a doença Covid-19.

Atualmente, qualquer doente que fique internado num hospital tem de fazer o teste PCR para o SARS-CoV-2, mas ter PCR positiva para o vírus não significa ter a doença aguda covid. 

Segundo a Dra. Cristina Camilo, em entrevista ao The Blind Spot, “as codificações dos processos não conseguem distinguir muitas vezes se a infeção a SARS-CoV-2 é a causa de internamento”.

Esta falta de escrutínio da informação, principalmente pelos meios de comunicação, pode muitas vezes levar a que seja difundida uma informação enganosa, pois os números não estão devidamente discriminados. 

Para um maior esclarecimento destes números, questionamos vários hospitais do país sobre qual seria a percentagem de pessoas em UCI covid e em enfermaria covid, sem ser devido à doença aguda covid, mas por terem testado positivo.

Muitos hospitais ainda não transmitiram esta informação, mas o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra partilharam com o The Blind Spot os seguintes dados:


Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Enfermaria COVID: 131 internados – lotação 142 (inclui todos os polos do CHUC- HG, HUC, HSC, HP e MBB)

Total de internados sem doença covid: 55

Taxa: 42%

UCI COVID: 7 internados – lotação – 12

Total de internados sem doença covid: 4

Taxa: 57%


Hospital Beatriz Ângelo 

Enfermaria COVID: 84 internados – (lotação flexível) 

Taxa de internados sem doença covid: 61%

UCI COVID: 6 internados – (lotação flexível)

Taxa de internados sem doença covid: 30%


Através destes dados, conseguimos aferir que no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra mais de metade dos internados em UCI, efetivamente 57%, estão hospitalizados por outros motivos principais, ou seja, sem doença aguda covid.

No caso do Hospital Beatriz Ângelo, a taxa de internados sem doença covid é superior em enfermaria, 61% dos doentes testaram positivo, mas estão internados por outros motivos.

Continuamos a aguardar mais dados de outros hospitais, que clarifiquem as percentagens de pessoas internadas em UCI e enfermaria covid, sem ser devido à doença aguda covid, mas por terem testado positivo para o SARS-CoV-2.

Edit: O valor das hospitalizações totais Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi retificado (de 45% para 43%).

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.