Esta quinta-feira de manhã, a CMTV noticiou que um carro ficou submerso na Póvoa de Varzim. Porém, rapidamente se descobriu que as imagens eram de um carrinho de brincar. Nos últimos meses têm-se repetido a reprodução de imagens enganadoras e de “fake-news” pelos nossos principais canais televisivos, sem qualquer tipo de correção em muitos casos. Isto levanta questões mais gerais sobre os processos de verificação da informação transmitida pelos grandes média nacionais e da sua fiabilidade.
“Agora, imagens muito elucidativas dos estragos que o mau tempo está a provocar. Vamos ver imagens de um carro que ficou completamente submerso na rua de Santo André de Cima, na Póvoa de Varzim“, anunciou o pivõ da CMTV.
“Estas são imagens desta manhã e que estão a chegar à nossa redação através do email eusoucm@cmjornal.pt, é para este endereço que pode e deve enviar as suas imagens e vídeos”, finalizou.
Porém, pouco tempo depois veio-se a descobrir que o vídeo em questão que foi enviado à CMTV e que a mesma decidiu passar no Telejornal, era um vídeo com um carro de brincar.
Casos recentes de imagens falsas ou enganadoras
Nos últimos meses têm-se repetido situações semelhantes.
Presidenciais brasileiras
Conforme o The Blind Spot noticiou recentemente, após a projeção da vitória de Lula da Silva nas presidenciais, a 30 de outubro, a RTP 3 apresentou imagens de uma comemoração clubística como sendo imagens de comemoração da eleição.
O canal de informação estatal apresentou, por duas vezes, imagens de um forte fogo de artifício que cobria o céu de vermelho. As imagens eram supostos diretos que ilustravam as celebrações dos brasileiros, após ter sido projetada a vitória do candidato Lula da Silva.
No momento em que passam as segundas imagens do fogo de artifício a jornalista afirma mesmo: “Estas são imagens que estamos a receber em direto. Um imenso céu vermelho.”
Ataques à Ucrânia
Também nesse mês, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) confirmou que a CNN Portugal exibiu imagens de falsos ataques aéreos à Ucrânia que, afinal, foram retiradas de um videojogo. No entanto, o canal optou por nunca esclarecer a situação junto dos telespetadores. A deliberação do regulador critica a CNN Portugal mas acabou por apenas recomendar o reconhecimento público do erro.
Imagens de meses atrás passadas como atuais
A SIC exibiu imagens antigas sobre a guerra da Ucrânia como se fossem atuais. A 11 de novembro, o Jornal da Noite mostrou imagens da praça principal da cidade de Kherson, na Ucrânia, com o texto: “soldados ucranianos recebidos em clima de festa”. No entanto, as imagens remontam a 5 de março, altura em que os russos tinham ocupado essa cidade.
Leia também:
RTP exibiu imagens falsas sobre a Ucrânia
CNN Portugal oculta utilização de imagens falsas sobre a guerra na Ucrânia
RTP passa imagens antigas da Croácia como sendo direto de comemorações das presidenciais brasileiras