OMS: Oito factos que comprometem a sua credibilidade – 2ĀŖ parte

A comunicação social e a maioria dos governos utilizam a OMS como fonte fiÔvel e referenciam-na para justificar certas de políticas de saúde pública. Mas serÔ que existem razões para confiarmos cegamente nesta organização? Neste momento, a resposta a esta questão torna-se ainda mais urgente dadas as movimentações coordenadas e o alinhamento da OMS com um conjunto de entidades privadas: (1) na declaração de novas crises globais e (2) na identificação de medidas drÔsticas para as combater.

Nesta segunda parte, abordamos: 5) a credibilidade do topo da OMS; 6) as suas recentes nomeaƧƵes; 7) a natureza das alteraƧƵes legais em curso; e 8) a censura de vozes dissonantes

5- O lĆ­der da OMS- Tedros Adhanom

Existem sérias dúvidas sobre a integridade do atual secretÔrio geral da OMS, Tedros Adhanom. Para além das suspeitas sobre algumas das suas ações enquanto líder da OMS, algumas das quais jÔ referidas, o seu passado é igualmente preocupante.

Foi membro do Tigray People’s Liberation Front (TPLF), um movimento designado de terrorista pelo atual governo EtĆ­ope.

Enquanto o TPLF dominou a política etíope, Tedros foi um dos ministros (Saúde e Negócios estrangeiros) mais destacados da Etiópia (2005-2016).

Segundo a Human Rights Watch e a Amnistia, durante esse período ocorreu uma forte repressão contra defensores dos direitos humanos, meios de comunicação independentes, jornalistas, manifestantes pacíficos e membros da oposição.

VÔrios direitos foram atacados, entre os quais, a liberdade de expressão e a liberdade de reunião. O governo recusou-se a suavizar a pena de prisão de 15 anos previsto para condutas homossexuais e combater a discriminação.

O governo terÔ arquitetado crimes chocantes contra o seu próprio povo. Entre esses crimes estão: milhares de assassinatos, atrocidades vÔrias e execuções extrajudiciais; perseguição a defensores dos direitos humanos; campanhas de repressão e brutalidade por parte das forças de segurança; prisão de centenas de políticos da oposição, jornalistas e outros, como crianças em idade escolar; Tortura (incluindo recurso a queimaduras e choques elétricos).

O governo etíope rejeitou pedidos das Nações Unidas e da União Europeia para investigar centenas de mortes nos protestos contra o governo.

JÔ na OMS (2017), Tedros teceu fortes elogios e nomeou o falecido presidente do ZimbÔbue, Robert Mugabe, como embaixador da Boa Vontade da OMS, dado seu próprio histórico terrível de direitos humanos. Retirou depois o convite face à forte contestação e quando muitos jÔ pediam a sua demissão.

6 – PolĆ©micas nomeaƧƵes

Para alƩm do seu diretor-geral, a OMS tem nos seus altos cargos personalidades com atuaƧƵes ou passados questionƔveis.

Entre as recentes nomeações duas figuras chamaram a atenção pelo seu papel na recente pandemia: Jeremy Farrar e Susan Michie.

Jeremy Farrar

Jeremy Farrar foi o diretor do Wellcome Trust, uma fundação de caridade focada na Ôrea da Saúde, e apoiou publicamente de forma entusiasta a teoria da origem natural da Covid-19.

Carta Lancet a descartar origem laboratorial

Foi um dos autores da carta publicada no Lancet que procurou descartar a hipótese da fuga laboratorial.

ā€œEstamos juntos para condenar veementemente as teorias da conspiração que sugerem que a COVID-19 nĆ£o tem uma origem natural.ā€

Fonte: Statement in support of the scientists, public health professionals, and medical professionals of China combatting COVID-19 – The Lancet

A carta teve como principais autores pessoas com ligações ao laboratório de Wuhan e omitiu o conflito de interesse de um dos seus principais proponentes, Peter Daszak.

No entanto, e-mails que vieram a público, mostram que Farrar, não só acreditava na possibilidade de fuga laboratorial, como achava essa hipótese provÔvel.

Fonte: Farrar Fauci Comms – DocumentCloud. Via Unredacted NIH Emails Show Efforts to Rule Out Lab Origin of Covid (theintercept.com)
Fonte: Farrar Fauci Comms – DocumentCloud. Via Unredacted NIH Emails Show Efforts to Rule Out Lab Origin of Covid (theintercept.com)

Redator fantasma de carta publicada na Nature

Para além disso, evidências resultantes da investigação do subcomité do Congresso norte-americano sobre as origens da COVID-19 revelaram o envolvimento não creditado de Jeremy Farrar noutra influente carta publicada na Nature intitulada The proximal origin of SARS-CoV-2.

Nessa carta, os autores rejeitam liminarmente a possibilidade de fuga laboratorial.

ā€œAs nossas anĆ”lises mostram claramente que o SARS-CoV-2 nĆ£o Ć© uma construção laboratorial ou um vĆ­rus manipulado propositalmente.ā€

Para além de ter aparentemente liderado a produção do documento, com a colaboração de outras figuras como Anthony Fauci, Farrar afirmou mesmo ter pressionado a própria revista Nature.

Fonte: 2023.03.05-SSCP-Memo-Re.-New-Evidence.Proximal-Origin.pdf (house.gov)

Papel na censura da hipótese da fuga laboratorial

Ambas as cartas em que o agora cientista-chefe da OMS participou foram fundamentais para criar um aparente consenso sobre a origem natural.

Deste modo, fact-checkers e mƩdia, em geral, usaram essas publicaƧƵes para rejeitar ou mesmo insultar quem sugerisse origens alternativas.

Fonte: AP NEWS. Fact-checking.

Apenas após vÔrios meses, e depois de vÔrias entidades considerarem a hipótese de fuga possível ou, até, a mais provÔvel, deixou de existir uma censura assumida a quem colocasse essa possibilidade.

Fonte: FBI chief Christopher Wray says China lab leak most likely – BBC News

Nomeação de Susan Michie

Outra das nomeações recentes da OMS foi Susan Michie, diretora do Centro de Mudança de Comportamento da University College London e membro do Partido Comunista da Grã-Bretanha.

Micchie preside o Grupo Consultivo TĆ©cnico (TAG) da OMS sobre Insights Comportamentais e CiĆŖncias para a SaĆŗde, que define a aplicação das ciĆŖncias comportamentais e sociais na saĆŗde pĆŗblica. Entre outras Ć”reas, o grupo aconselha a OMS em temas como: vacinas covid ou ā€œcomportamentos de risco pelos jovens durante a pandemiaā€.

Fonte: WHO. Technical Advisory Group on behavioural sciences holds a consultation on Non-Communicable Diseases

Sobre esse grupo, o diretor-geral da OMS, afirmou:

ā€œO seu trabalho Ć© importante porque a ciĆŖncia comportamental continua sendo um recurso subutilizado na maioria dos trabalhos de saĆŗde pĆŗblica. Apesar de muitos avanƧos na Ć”rea, descobrimos que muitos fazedores de polĆ­ticas nĆ£o tĆŖm confianƧa nessas intervenƧƵes.ā€

ā€œMĆ”scaras para sempreā€

Susan Michie ficou conhecida pelas suas posições extremas durante a covid. Defendeu políticas de mÔxima supressão (covid zero) como membro de um gripo consultivo do governo britânico.

ā€œO comportamento de distanciamento social… Usar mĆ”scaras… Vamos precisar manter isso a longo prazo e isso serĆ” bom nĆ£o só para a Covid, mas tambĆ©m para reduzir outras doenƧasā€.

ā€œAcho que para sempre, atĆ© certo pontoā€.

7 – Natureza das alteraƧƵes legais em curso

As alterações legais em curso vão no sentido de: facilitar a implementação de medidas restritivas, de aumentar os poderes da OMS e ir ao encontro de ideias de responsÔveis de ONGs que financiam a OMS (como a Preparação Pandémica de Bill Gates).

Vejamos o caso do Regulamento Internacional de Saúde cujas alterações resultam de propostas dos países e são discutidas com a participação de inúmeras entidades, com responsabilidades e interesses em diversas Ôreas como: a saúde, a banca ou a propriedade intelectual (patentes).

VÔrios desses intervenientes são privados e têm interesse direto no regulamento, como a CEPI, a GAVI ou a ACT.

Exemplos de alteraƧƵes propostas

Logo nos princípios propostos salta à vista a eliminação do texto que vincula a aplicação do regulamento ao respeito de direitos humanos:

Ā ā€œA aplicação deste Regulamento serĆ” feita no pleno respeito Ć  dignidade, aos direitos humanos e Ć s liberdades fundamentais das pessoasā€.

E a sua substituição por:

ā€œA aplicação deste Regulamento serĆ” feita com base nos princĆ­pios da equidade, inclusĆ£o, coerĆŖncia e de acordo com suas responsabilidades comuns, mas diferenciadas, dos Estados-Membros, levando em consideração seu desenvolvimento social e econĆ“mico.ā€

Fonte: Article-by-Article compilation of proposed amendments to the International Health Regulations submitted in accordance with decision WHA75(9) (2022)

Outro exemplo Ć© a eliminação da referĆŖncia a que as recomendaƧƵes da OMS sĆ£o ā€œnĆ£o vinculativasā€, abrindo, deste modo, o caminho para a obrigatoriedade de cumprimento dessas recomendaƧƵes.

Fonte: Article-by-Article compilation of proposed amendments to the International Health Regulations submitted in accordance with decision WHA75(9) (2022)

O esboƧo em discussĆ£o abre igualmente o caminho para a divulgação de dados pessoais se considerados ā€œessenciais para fins de avaliação e gestĆ£o de um risco Ć  saĆŗde pĆŗblicaā€.

Fonte: Article-by-Article compilation of proposed amendments to the International Health Regulations submitted in accordance with decision WHA75(9) (2022)

Outro texto introduzido nesta proposta Ć© a possibilidade de imposição de certificados de vacinação de acordo com o paĆ­s de origem, mesmo para ā€œprodutos ainda em fase de investigaçãoā€.

Fonte: Article-by-Article compilation of proposed amendments to the International Health Regulations submitted in accordance with decision WHA75(9) (2022)

8 –  Censura de vozes dissonantes

Por último, a OMS estÔ totalmente alinhada com a agenda em curso que pretende legitimar a censura e as restrições à liberdade de expressão a quem emita opiniões ou apresente factos que contrariam orientações ou interesses de certas organizações.

Os sistemas de fact-checking revelaram vÔrios problemas, tais como: (1) terem fortes conflitos de Interesse, nomeadamente ao nível do financiamento; (2) censurarem partilha conteúdos contrÔrios à narrativa mediÔtica ou governamental, mesmo opiniões de peritos, estudos publicados ou dados oficiais; (3) não censurarem informações comprovadamente falsas que reforcem a narrativa mediÔtica; (4) tenham um sistema de verificação enviesado, executado muitas vezes por pessoas sem qualificações no tema analisado; e (5) serem usados pelas redes sociais para impor um sistema opaco de censura e/ou diminuição de visibilidade, muitas vezes sem possibilidade de contraditório.

Mesmo no Regulamento Internacional de Saúde, jÔ referido antes, podemos encontrar referências ao combate à disseminação de informação, considerada falsa ou sem credibilidade. Sendo que isso serÔ determinado pela própria agência e seus parceiros.

Fonte: Article-by-Article compilation of proposed amendments to the International Health Regulations submitted in accordance with decision WHA75(9) (2022) Article 44 Collaboration and assistance/ 2

Desinformação levada a cabo pela OMS

Acontece que, como podemos ver nos últimos anos, a OMS tem difundido inúmeras informações sem bases científicas ou, mesmo, comprovadamente falsas.

Fontes: Coronavirus disease (COVID-19): Masks (WHO)/ Physical interventions to interrupt or reduce the spread of respiratory viruses – Summary of findings 1Ā 
Fonte: World Health Organization (WHO) no X: ā€œFACT: #COVID19 is NOT airborne. https://t.co/fpkcpHAJx7ā€ / X (twitter.com)
Ā Fonte: World Health Organization (WHO) no X: Here are 5 facts on vaccines you need to know (twitter.com)
Fonte: WHO says coronavirus death rate is 3.4% globally, higher than previously thought (cnbc.com)

Donos da CiĆŖncia

Apesar de tudo isto, a ONU, que agrega a OMS, arroga ser a dona da Ciência e assume usar as grandes empresas tecnológicas, nomeadamente a Google e o Tik Tok, para impor as suas ideias sobre temas, como a Covid ou as alterações climÔticas.

ā€œSomos donos da ciĆŖncia, e pensamos que o mundo deve saber isso (…).ā€

ā€œFizemos uma parceria com o Google. Por exemplo, se pesquisar alteraƧƵes climĆ”ticas no Google, vocĆŖ irĆ”, no topo da sua pesquisa, obter todo o tipo de recursos da ONU.ā€

Ideias finais

Tal como muitas outras instituições, a OMS estÔ capturada por interesses políticos e financeiros que determinam em muito as suas orientações e atuação.

Por isso, em vez de uma referĆŖncia para o mundo, deve ser encarada com muitas reservas e ceticismo.

A credibilização de agendas privadas e dados pseudocientíficos através da OMS pode ter graves consequências. Além de contribuir para uma gestão política, e não científica, da saúde, pode mesmo ajudar à implementação de modelos menos (ou mesmo, não) democrÔticos nas sociedades ocidentais.