Uma sondagem publicada no New York Times sobre as presidenciais norte-americana revela resultados surpreendentes de Robert Kennedy Jr.. O candidato, que tem sido largamente ignorado pelos grandes média, recolheu a preferência de 24% dos inquiridos de seis estados-chave e a maioria de intenções de voto entre os eleitores até 45 anos.
Uma sondagem realizada pelo Siena College para o New York Times revela números surpreendentes em estados-chave para o agora candidato independente Robert F. Kennedy Jr..
No conjunto dos cinco estados considerados (Pensilvânia, Michigan Nevada, Geórgia, Wisconsin e Arizona), Trump lidera com 35% dos votos, seguido por Biden com 33% e Kennedy com 24%.
Voto jovem e independente
Mas o facto mais surpreendente é que entre os eleitores com menos de 45 anos, Kennedy tem 32%, Biden tem 30% e Trump tem 29%.
No geral, 39% dos independentes, 18% dos democratas e 16% dos republicanos afirmam apoiar Kennedy.
Resultados por temas
Trump, que parece ter uma ligeira vantagem sobre Biden, tem uma grande vantagem em termos de economia, de imigração, de segurança nacional e do conflito israelo-palestiniano.
Biden tem vantagem na questão do aborto (49-40%) e ligeira vantagem na “democracia” (48-45%).
Não foram disponibilizados os resultados por temas de Robert Kennedy.
Outras sondagens
Os resultados do candidato, que foi insultado aquando da sua candidatura e censurado numa das suas primeiras entrevistas, têm sido robustos., mas estes são os mais significativos até ao momento.
No entanto, em muitas sondagens, o seu nome não aparece e a questão da preferência presidencial tem-se cingido aos possíveis candidatos Republicanos ou Democratas.
Ver também:
Grandes media noticiam a candidatura de Robert Kennedy Jr. à presidência recorrendo a insultos