Skip to content

Administração Trump abre conferências de imprensa a jornalistas independentes e criadores de conteúdos digitais

Numa decisão anunciada esta terça-feira, podcasters e criadores de conteúdos digitais poderão agora participar nas conferências de imprensa da Administração de Donald Trump – e com direito a lugar privilegiado na primeira fila. “A Casa Branca de Trump falará com todos os veículos de media e personalidades, e não apenas com os ‘legacy media’ que estão sentados nesta sala”, declarou a nova porta-voz, Karoline Leavitt, no seu primeiro ‘briefing’. Para sustentar a decisão, Leavitt citou um estudo recente que evidencia a baixa confiança dos americanos (e em particular dos mais jovens) na imprensa mainstream, e lembrou que milhões de pessoas “deixaram os canais de televisão e jornais tradicionais para consumirem notícias através de podcasts, blogs, redes sociais e outros canais independentes”.  

Na sua estreia como porta-voz da Casa Branca, esta terça-feira, Karoline Leavitt anunciou que as conferências de imprensa da Administração Trump passarão a ser abertas a podcasters, influenciadores e criadores de conteúdos digitais – que terão até direito a um lugar exclusivo na primeira fila. 

“Damos as boas-vindas a jornalistas independentes, podcasters, influenciadores de redes sociais e criadores de conteúdos para se candidatarem a credenciais para cobrir esta Casa Branca”, afirmou Leavitt, que, aos 27 anos, é a porta-voz mais jovem de sempre a ocupar o cargo. 

“Mantendo a abordagem mediática revolucionária que o presidente Trump implantou durante a campanha, a Casa Branca de Trump falará com todos os veículos de media e personalidades, e não apenas com os ‘legacy media’ que estão sentados nesta sala”, disse Leavitt, acrescentando que “a partir de hoje, este lugar à frente da sala, que geralmente é ocupado pela equipa da porta-voz, será chamado de ‘lugar dos novos media’”. 

Para contextualizar a inédita decisão, a porta-voz citou um inquérito da empresa de sondagens e consultoria Gallup, que revelou uma baixa confiança dos norte-americanos na imprensa tradicional; em particular, entre os mais jovens. Nesse sentido, Karoline Leavitt salientou que milhões de pessoas nos Estados Unidos já “deixaram os canais de televisão e jornais tradicionais” e mantém-se actualizados sobre as notícias “através de podcasts, blogs, redes sociais e outros canais independentes”.   

“Desde que estejam a criar conteúdos noticiosos diários e sejam jornalistas legítimos e independentes, são bem-vindos para cobrir esta Casa Branca”, declarou Leavitt, referindo-se aos candidatos agora elegíveis. 

“À luz destes anúncios, as nossas primeiras perguntas no briefing de hoje serão dirigidas a esses novos membros dos media cujas plataformas, apesar de serem alguns dos sites de notícias mais vistos do país, não ganharam assentos nesta sala”, adiantou a porta-voz. 

No entanto, além de terem de cumprir com os critérios da Casa Branca, as credenciais de podcasters e criadores de conteúdos digitais terão de passar por uma verificação de antecedentes por parte dos Serviços Secretos americanos antes de serem aprovadas. Estes ‘passes’ conferem também acesso ao Campus da Casa Branca. 

Evocando a Primeira Emenda, a porta-voz anunciou também que a Administração Trump irá restabelecer os passes de imprensa de 440 jornalistas que viram, “injustamente”, o seu acesso aos ‘briefings’ revogado pela Administração Biden. 

Fontes 

White House to open media access to podcasters, influencers 

Podcaster and Content Creators Now Eligible for White House Press Pass

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.