Skip to content

Ensaios da Pfizer apontam para diminuição de imunidade durante uma semana e mais efeitos adversos nos jovens

Documentos publicados no portal dos Profissionais de Saúde Pública e Médicos para a Transparência dos Estados Unidos, revelam dados importantes sobre os ensaios das vacinas da Pfizer. E, recentemente foi tornado público um novo documento da empresa em que é admitida uma diminuição dos glóbulos brancos, após a primeira dose da vacina, e se conclui que os eventos adversos severos ocorrem mais nos jovens.

Um juiz federal no Texas, recentemente, exigiu à Food and Drug Administration (FDA) que tornasse públicos os dados em que se baseou para aprovar a vacina contra a Covid-19 da Pfizer, impondo um calendário acelerado, contrariando os 75 anos que a instituição alegou serem necessários para partilhar todos os dados. A autoridade federal do Texas ordenou que a divulgação de toda a informação fosse feita no prazo de cerca de oito meses, de acordo com o documento legal:

“Até 1 de abril de 2022, e posteriormente de 90 em 90 dias, as partes apresentarão um Relatório Conjunto de Estado, detalhando o progresso da produção em curso”.

Documentos divulgados

Após esta ordem do tribunal, a FDA começou a avançar mais informações detalhadas sobre os ensaios da Pfizer. 

Os Profissionais de Saúde Pública e Médicos para a Transparência dos Estados Unidos, responsáveis pela solicitação destes dados, que evocaram com base na Lei da Liberdade de Informação (FOIA), divulgaram vários documentos no seu portal, que revelam dados importantes sobre os ensaios das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer.

Entretanto, foi também tornado público um pedido de revisão prioritário da vacina Covid-19 (BNT162) pela Pfizer, realizado em maio de 2021. Entre os dados disponibilizados pela empresa, é possível apurar que existe uma diminuição dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa imunitária, após a toma da primeira dose da vacina.

“As avaliações clínicas laboratoriais revelaram uma diminuição transitória de linfócitos observados em todas as faixas etárias e doses, após a primeira dose, que foi resolvida em aproximadamente uma semana, não foram associadas a qualquer outra sequela clínica, e não foram consideradas clinicamente relevantes.”

Foi igualmente revelado que as reações adversas severas ocorreram mais na faixa etária mais jovem. Esse facto, tem particular importância dado que o risco da doença de morte é residual nas crianças e é muito reduzido nos jovens adultos.

“A reatogenicidade e os AEs [eventos adversos] foram geralmente mais suaves e menos frequentes nos participantes no grupo mais velho em comparação com o grupo mais jovem e, no geral, tendem a aumentar com o aumento da dose de BNT162b2.”

Histórico da Pfizer

Esta não é a primeira vez que os ensaios da vacina contra a Covid-19 são colocados em causa e levantadas algumas questões e alertas sobre os mesmos. Já foram feitas denúncias de más práticas no ensaio clínico da Pfizer e falhas do regulador, incluídos vários efeitos adversos não detetados nos ensaios clínicos  e adicionadas mais  mortes às inicialmente reportadas, maioritariamente no grupo dos vacinados. 

Compre o e-book "Covid-19: A Grande Distorção"

Ao comprar e ao divulgar o e-book escrito por Nuno Machado, está a ajudar o The Blind Spot e o jornalismo independente. Apenas 4,99€.